Mais

Vasseur pronto para "cozinhar" com a Ferrari: "Os ingredientes estão lá"

Fred Vasseur, chefe de equipa da Ferrari
Fred Vasseur, chefe de equipa da FerrariReuters / Edgar Su
De acordo com o diretor de equipa Fred Vasseur, a Ferrari tem todos os trunfos para alcançar o sucesso na Fórmula 1, mas tem de manter a calma e seguir a estratégia certa após um início de temporada instável.

A faminta equipa italiana, sem um campeonato desde 2008, ainda não subiu ao pódio em quatro corridas com Charles Leclerc e o recém-chegado Lewis Hamilton.

O Grande Prémio do Bahrain do passado fim de semana, ganho pelo australiano Oscar Piastri e pelos campeões da McLaren, foi, no entanto, o seu melhor esforço de equipa, com Leclerc a terminar em quarto e Hamilton em quinto.

Na China, duas corridas antes, Hamilton venceu o sprint de sábado, mas tanto ele como Leclerc foram desclassificados da corrida principal de domingo por irregularidades nos seus carros.

No Japão, a corrida anterior ao Bahrain, Leclerc terminou em quarto e Hamilton em sétimo, enquanto na primeira corrida australiana, em Melbourne, os dois terminaram em oitavo e décimo, respetivamente.

"Os ingredientes estão todos lá, mas agora é como cozinhar e é preciso juntá-los no momento certo", disse Vasseur antes do Grande Prémio da Arábia Saudita, no circuito de Corniche, em Jeddah.

"Honestamente, não tenho a sensação de ter tirado o melhor partido do carro até agora, ou talvez em algumas ocasiões, em algumas sessões".

"Mas eu diria que isso se aplica a nós e aos outros. Mesmo a McLaren, com o ritmo que tem em comparação com o resto da grelha, por vezes tem um dos seus carros que se esforça um pouco mais. É o que é".

Vasseur sublinhou a proximidade da competição, com a estabilidade das regras antes de uma grande mudança no próximo ano e pelo menos quatro equipas capazes de vencer, punindo o mais pequeno erro na qualificação.

"Então, a conclusão que se tira do exterior é que se trata de um drama. Estamos mais concentrados no desempenho puro... ", sublinhou.

"Isso significa que temos de manter a calma na nossa análise se quisermos melhorar. Penso que, no ano passado, a capacidade de capitalizar centésimos de segundo foi um dos pontos fortes da equipa. Espero que este ano sigamos o mesmo caminho".

A Ferrari, vice-campeã atrás da McLaren em 2024, ganhou pela última vez o título de pilotos com Kimi Raikkonen em 2007 e o título de construtores em 2008.

Até agora, a McLaren venceu três das quatro corridas e alcançou o mesmo número de pole positions e voltas mais rápidas, com Lando Norris a manter uma vantagem de três pontos sobre Piastri. Leclerc é o quinto na geral com 32 pontos, Hamilton é o sétimo com 25.

"Acho que estamos dois ou três décimos atrás da McLaren", disse Leclerc esta semana. "Semelhante à Mercedes, talvez a Mercedes esteja ligeiramente à frente".