Mais

Fórmula 3: Ivan Domingues com primeiro dia “muito positivo” nos testes oficiais de Barcelona

Ivan Domingues em ação em Barcelona
Ivan Domingues em ação em BarcelonaVan Amersfoort Racing
Ivan Domingues, primeiro piloto português no mundial FIA de Fórmula 3, em 12 anos, iniciou os testes de Barcelona com uma “excelente adaptação ao novo carro” e cotou-se mesmo como um dos melhores rookies em pista, com o 7.º tempo na sessão matinal. Seguem-se mais dois dias de trabalho. “Vamos tentar retirar a máxima aprendizagem e evolução deste ambiente supercompetitivo na Fórmula 3” , afirmou.

Ivan Domingues, piloto português de 18 anos que assinou contrato com a prestigiada equipa dos Países Baixos, Van Amersfoort Racing (VAR), para cumprir na íntegra a temporada 2025 do Campeonato FIA de Fórmula 3, cumpriu hoje o primeiro dia de testes oficiais em Barcelona com um balanço “muito positivo, de excelente adaptação ao novo carro”, dando até boas indicações no cronómetro (7.º mais rápido e um dos melhores rookies em pista na sessão da manhã). 

Foi um ótimo dia de trabalho e de adaptação. As primeiras sensações no novo carro foram muito positivas e ensaiámos várias soluções de aerodinâmica e de pneus. Tivemos apenas um percalço técnico na sessão da tarde, em que rodámos sempre sem DRS. O primeiro objetivo não passa pelos tempos, queremos sobretudo evoluir, conhecer o carro e testar diversas soluções, mas obviamente, se possível, gostamos sempre de ir um bocadinho mais rápido...”, brincou o piloto, que registou o 21.º melhor tempo da sessão vespertina. 

Sabemos da competitividade extrema que temos pela frente na Fórmula 3. Cabem 20 pilotos em praticamente um segundo e um detalhe pode fazer a diferença entre estar a lutar pelo pódio ou estar nos últimos 10. Vamos tentar retirar a máxima aprendizagem e evolução deste ambiente supercompetitivo, para continuar a crescer”, afirmou o jovem natural de Leiria.

Ivan Domingues enfrenta mais dois dias de testes esta quinta e sexta-feira. A temporada oficial arranca no Grande Prémio da Austrália (14 a 16 de março). O piloto da VAR será o primeiro português a cumprir na íntegra o Mundial de Fórmula 3, 12 anos depois de António Félix da Costa, naquela que é uma das principais etapas de acesso à Fórmula 1.

O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3, que acompanha o ‘circo’ da Fórmula 1 num total de dez Grandes Prémios, prossegue depois no Bahrain – Sakhir, Itália – Ímola, Mónaco – Monte Carlo, Espanha – Barcelona, Áustria – Splielberg, Grã-Bretanha – Silverstone, Bélgica – Spa Francorchamps, Hungria – Budapeste, e Itália – Monza). Cada fim-de-semana oferece duas corridas, com a particularidade de a primeira (Sprint Race) arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.