Fornaroli, que há muito estava em posição de ser coroado este domingo, teve um susto depois de ter sido ultrapassado por Christian Mansell(ART) a duas voltas do fim. Mas acabou por conseguir ultrapassar o australiano na última curva para arrebatar a coroa mundial debaixo do nariz do seu compatriota Gabriele Mini (Prema), segundo no lendário circuito italiano.
Fornaroli (19 anos) tornou-se o primeiro piloto na história da F3 a conquistar o título mundial sem ter ganho uma única corrida durante a época. No final, venceu a Mini por apenas dois pontos (150 a 148).
"No início da época, sabíamos que tínhamos potencial, mas dissemos que seria difícil lutar pelo título. Não consigo acreditar", declarou o novo campeão mundial de F3.
A Marselhesa soou em Monza no domingo para celebrar a vitória do francês Sami Meguetounif (Trident). O piloto de Marselha, que disputava a sua primeira época na F3, obteve a sua segunda vitória do ano, depois da obtida em maio em Imola (Itália), e terminou em oitavo lugar no campeonato.