Helmut Marko: "A troca de pilotos da Red Bull também irritou Verstappen"

Verstappen defende Lawson após a sua despromoção
Verstappen defende Lawson após a sua despromoçãoDavid Davies, PA Images / Alamy / Profimedia

Max Verstappen está a acompanhar com incompreensão a confusão na sua equipa Red Bull e criticou internamente a súbita troca de pilotos. Yuki Tsunoda assume o cockpit de Liam Lawson após apenas duas corridas da temporada, e o campeão mundial não gostou da decisão. "Ele expressou isso", confirmou o consultor de desporto motorizado da Red Bull, Helmut Marko, numa entrevista ao "Formel1.de".

Em defesa de Lawson, que tinha sido uma desilusão nas duas primeiras corridas,Verstappen tinha dito, entre outras coisas, "que o nosso carro é muito difícil de conduzir" e que precisava de ser melhorado. No entanto, Marko "explicou a Verstappen que temos de ter dois carros no top 10 para ganhar o campeonato".

Tsunoda vai agora sentar-se no carro da Red Bull pela primeira vez no seu Grande Prémio em casa, no Japão (6 de abril), enquanto Lawson tem de regressar à equipa irmã mais pequena, a Racing Bulls.

A Red Bull já fez várias vezes este tipo de alterações, mas não haverá mais nenhuma ao longo do ano.

"Yuki Tsunoda vai terminar a época", disse Marko, acrescentando que "não precisa de ter medo" de ser despedido se não tiver um bom desempenho.

Tsunoda, que está na Fórmula 1 pela pequena equipa Red Bull desde 2021, considera-se pronto para este passo há algum tempo.

"Yuki enfatizou repetidamente que ele seria o homem certo", disse Marko, acrescentando que o piloto japonês "esperava" uma promoção.

O jovem de 24 anos tem agora de se familiarizar com o RB21 sem qualquer preparação real. Desde a última corrida em Xangai, no entanto, completou duas sessões no simulador, disse Marko, "que foram muito boas".