O brasileiro estava a falar com o seu engenheiro de corrida depois de uma batalha na primeira volta entre os estreantes ter terminado com Bortoleto a bater na parede de pneus em Portier, antes do túnel, quando Antonelli passou por dentro.
Os comissários decidiram não tomar qualquer outra medida relativamente ao incidente.
"Obviamente, as pessoas pegam em partes de algo e cortam-no, mas não é assim", disse Bortoleto no Grande Prémio de Espanha, na quinta-feira: "Falei com Kimi depois da corrida. Creio que nos respeitamos um ao outro desde os 10, 11 anos de idade, quando corríamos de kart juntos. As pessoas gravaram (a conversa pelo rádio), mas perguntei ao meu engenheiro 'O que aconteceu, ele foi penalizado por isso?' e ele disse 'Não, não houve penalização pelo que aconteceu'. E eu pensei: 'OK, então basicamente se eu fizer o mesmo e o colocar no muro, não vou ser penalizado por isso?' Mas eles interpretaram-no de uma forma que parece que vou esmagar o tipo na parede. Mas não estamos aqui para magoar ninguém".
Bortoleto ainda não marcou um ponto em oito corridas com a Sauber, enquanto o italiano Antonelli, de 18 anos, fez uma estreia impressionante com a Mercedes desde que assumiu o lugar deixado pelo sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton.