Mais

Fórmula 1: Verstappen preparado enfrentar McLaren no GP do Mónaco

Verstappen está ansioso por mais um GP do Mónaco
Verstappen está ansioso por mais um GP do MónacoMARCO BERTORELLO / AFP
O tetracampeão Max Verstappen regressa à competição este fim de semana com uma confiança renovada no carro e na equipa da Red Bull, mas consciente dos perigos que o esperam no 71.º Grande Prémio do Mónaco.

Impulsionado pelo pacote de atualizações que lhe deu a 65.ª vitória pela Red Bull, em Imola, no passado domingo, Verstappen confirmou que é um candidato ao quinto título este ano, apesar do domínio da McLaren no início da época.

Venceu com facilidade no Autódromo Enzo e Dino Ferrari para ficar a 22 pontos do líder do campeonato Oscar Piastri e a apenas nove de Lando Norris no outro McLaren. Agora, espera fazer o mesmo no evento mais famoso e glamoroso da F1.

Mas o duas vezes vencedor no principado sabe que as mudanças nas regras e o desafio único de Monte Carlo, onde tem um apartamento perto de muitos dos outros pilotos, oferecem algo único em relação a qualquer outro circuito.

A introdução de duas paragens nas boxes, tanto em piso seco como molhado, pela entidade reguladora FIA, e os limites das implacáveis, estreitas e sinuosas ruas ladeadas de barreiras podem encorajar a McLaren, que já venceu um recorde de 15 vezes, a recuperar para uma sexta vitória em oito corridas.

Os ingleses, vencedores do campeonato de construtores, com um carro rápido e ágil que parece ser dominante em circuitos com curvas lentas, não vencem no Mónaco desde 2008, quando o sete vezes campeão Lewis Hamilton, agora na Ferrari, estava a caminho do seu primeiro título.

"Curvas lentas"

O influente conselheiro de equipa da Red Bull, Helmut Marko, reconheceu a ameaça que representam para as esperanças da sua equipa de conquistar a quarta vitória no Mónaco em cinco anos.

"As coisas podem parecer muito diferentes (no Mónaco). O carro está a fazer o que Max quer novamente, devido às atualizações, que funcionaram, mas isso foi em Imola. Mónaco é completamente diferente, com apenas curvas lentas e pode ser muito pior", classificou.

Verstappen também admitiu: "No ano passado, foi muito difícil para nós. Não espero que seja muito mais fácil desta vez".

O neerlandês de 27 anos terminou em sexto no ano passado, quando Charles Leclerc se tornou o primeiro piloto monegasco a vencer a corrida em casa na era moderna, um feito improvável de ser repetido devido às dificuldades de qualificação da Ferrari este ano. Pela mesma razão, não se espera que Hamilton conquiste uma quarta vitória no circuito no domingo.

Tudo isto sugere que Piastri, o piloto mais consistente da época até agora, tem uma oportunidade de se estrear a vencer no Mónaco e somar a quinta vitória do ano, se conseguir resistir ao companheiro de equipa Norris no que poderá ser um duelo renhido na qualificação. Norris também nunca venceu no Mónaco e conquistou apenas um pódio, precisando de um salto no ritmo da qualificação.

"É um circuito de que gosto. No ano passado, foi um fim de semana muito bom para mim, por isso espero fazer melhor. Obviamente, é uma corrida com duas paragens, por isso vamos ver. Estou confiante de que seremos rápidos", disse Piastri.

George Russell, da Mercedes, também deverá ser um dos candidatos, devido à forte forma na qualificação, e o seu jovem companheiro de equipa Kimi Antonelli é um dos seis estreantes que enfrentam o teste pela primeira vez num carro de F1.