Jorge Martin vence a corrida de sprint em Jerez, Miguel Oliveira acaba em nono

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jorge Martin vence a corrida de sprint em Jerez, Miguel Oliveira acaba em nono
Pódio surpresa para Fabio Quartararo em Jerez
Pódio surpresa para Fabio Quartararo em JerezProfimedia
Um massacre no circuito de Jerez, com uma montanha de quedas, incluindo a de Marc Márquez, então na liderança, que entregou a vitória a Jorge Martin numa bandeja. Pedro Acosta confirmou a sua posição com o segundo lugar, enquanto Fabio Quartararo voltou a subir ao pódio. O português Miguel Oliveira terminou em nono.

Marc Márquez, que tem estado na senda do regresso desde que se juntou à Gresini Racing, conquistou uma convincente pole position em Jerez este sábado.

Foi uma grande oportunidade para o oito vezes campeão do mundo ir em busca da vitória, e ele fê-lo na corrida de sprint. Mas Marco Bezzecchi e, acima de tudo, Jorge Martin prometeram dar uma boa luta, especialmente com a ameaça de chuva.

Todos estes bons pilotos foram ultrapassados por Brad Binder, que arrancou muito bem e assumiu a liderança ainda antes da primeira curva. Mas rapidamente cedeu ao ataque de Jorge Martin, enquanto os irmãos Marquez seguiam numa emboscada. Numa pista que ainda estava ligeiramente húmida, Aleix Espargaro e depois Jack Miller caíram.

Rapidamente a luta pelo segundo lugar começou e, após uma grande batalha, Marc Marquez e Alex Marquez ultrapassaram Binder, que estava demasiado perto, e partiram em perseguição do seu compatriota. Atrás deles, Francesco Bagnaia continuou a sua maré de azar ao tentar forçar uma passagem entre Binder e Marco Bezzecchi, o que resultou na sua queda e no fim das suas esperanças de vitória. Fabio DiGiannantonio segue-lhe o exemplo uma volta mais tarde.

Jorge Martin arrancou e tinha uma vantagem de um segundo sobre os irmãos Márquez, perseguidos por Enea Bastianini e Pedro Acosta. As várias quedas beneficiaram Fabio Quartararo, que entrou no top 10. Marc Marquez entrou em velocidade máxima e desprendeu-se do seu irmão para alcançar o Martinator, preparando o que prometia ser um duelo esplêndido. Mas um simples erro de Martin foi suficiente para que Marquez passasse à ofensiva e assumisse a liderança a cinco voltas do final.

Atrás deles, um grande acidente condenou Alex Marquez, Enea Bastianini e Binder aos zero pontos. Foi então que Marc Márquez caiu e abandonou as suas ilusões, deixando Jorge Martin a correr para a vitória. A cascata de quedas não parou por aí, com Maverick Viñales também a cair, permitindo que Fabio Quartararo se fixasse no pódio.

Ameaçado pelo veterano Dani Pedrosa, o campeão do mundo manteve-se firme e terminou em terceiro lugar. Vitória de Jorge Martin, que aumentou a sua vantagem na liderança do Campeonato do Mundo, à frente do sempre surpreendente Pedro Acosta.

Quando estava prestes a terminar em 5.º lugar, Johann Zarco caiu a poucos minutos do fim, permitindo também que o português Miguel Oliveira terminasse no 9.º lugar.

O piloto de Almada fez um mau arranque e baixou à 19.ª posição, mas já era o 15.º na terceira volta. Miguel Oliveira chegou a estar na sétima posição, mas, na última volta, viu-se ultrapassado por Marc Márquez e pelo espanhol Augusto Fernandez (GasGas), cortando a meta na nona posição final.

O piloto português somou um ponto e tem agora 14, apanhando Alex Márquez (Ducati) no 13.º lugar.