O condutor de 27 anos está em sérios apuros. O piloto da Honda de fábrica estava a testar em Suzuka e sofreu um forte acidente, apesar de não estar programado para correr nas prestigiadas 8 Horas de Suzuka.
A HRC emitiu o seguinte comunicado: "Luca Marini sofreu um forte acidente durante os treinos para as 8 Horas de Suzuka na quarta-feira, 28 de maio, e vai permanecer no Japão para observação e recuperação. Depois do Grande Prémio de Inglaterra, Luca viajou para o circuito de Suzuka para o seu primeiro teste a bordo da CBR1000RR-R SP. Depois de um primeiro dia de testes bem sucedido, o italiano começou o segundo dia do seu programa, mas sofreu uma queda violenta".
Luca Marini sofreu uma luxação da anca esquerda, danos nos ligamentos do joelho esquerdo, fraturas no esterno e clavícula esquerdos e um pneumotórax no lado direito. Marini foi levado para um hospital local, onde o seu estado foi estabilizado. Permanecerá sob observação no Japão até que seja considerado apto para pilotar. A Honda HRC e a equipa Honda HRC Castrol darão todo o apoio durante a sua recuperação.
Espera-se que o piloto fique de fora durante várias semanas, pelo que irá falhar vários fins-de-semana de Grandes Prémios.