MotoGP: Álex Márquez vence na corrida sprint do GP de Valência, Miguel Oliveira foi 17.º

Álex Márquez vence o duelo com Pedro Acosta
Álex Márquez vence o duelo com Pedro AcostaJOSÉ JORDÁN / AFP

Álex Márquez saiu vencedor na última corrida sprint da temporada e confirmou-se como um dos grandes favoritos à vitória na prova principal do Grande Prémio de Valência. O português Miguel Oliveira terminou o seu último sprint no MotoGP na 17.ª posição, depois de partir em 18.º no arranque da prova.

Os cinco primeiros da sessão de qualificação estavam separados por menos de uma décima de segundo. Essa enorme igualdade, aliada ao facto de que no final da época há pouco a perder e é altura de dar tudo, fazia prever um grande espetáculo.

Pedro Acosta protagonizou um dos melhores arranques, posicionando-se em segundo lugar. Marco Bezzecchi, por sua vez, voltou a desperdiçar a vantagem inicial e caiu até à sexta posição – embora tenha terminado em quinto. E um dos grandes beneficiados foi, sem dúvida, o mais novo dos Márquez, que assumiu a liderança desde cedo.

Entretanto, Joan Mir levou consigo o seu colega Luca Marini, após não conseguir manter a estabilidade da sua moto, e Fermín Aldeguer perdeu algumas posições depois de ser tocado por Jack Miller, que acabou sancionado. Fora da zona de pontos ficaram os campeões de MotoGP entre 2022 e 2024 (Francesco Bagnaia e Jorge Martín).

Álex teve uma jornada bastante tranquila e não deu hipóteses a Acosta, longe tanto do ouro como da luta pelo bronze, onde Di Giannantonio impediu o pleno espanhol no pódio. Raúl, que vinha de mostrar excelentes indicações na qualificação, tentou resistir sem sucesso e acabou por se contentar com a medalha de chocolate após a ultrapassagem do italiano na parte final.