MotoGP: Bastianini vence Grande Prémio da Malásia, marcado por queda de Miguel Oliveira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Bastianini vence Grande Prémio da Malásia, marcado por queda de Miguel Oliveira

Enea Bastianini, da Ducati Lenovo Team, em ação
Enea Bastianini, da Ducati Lenovo Team, em açãoReuters
Enea Bastianini, da Ducati, conquistou a primeira vitória da temporada ao vencer o Grande Prémio da Malásia, à frente de Alex Márquez, da Gresini, no domingo, enquanto Jorge Martin não conseguiu reduzir a diferença para o líder do campeonato Francesco Bagnaia. Foi uma corrida azarada para o piloto português, Miguel Oliveira, da RNF Aprilia

O pole sitter Bagnaia acabou por terminar em terceiro, enquanto Martin, da Pramac Racing, que foi o segundo mais rápido na qualificação, terminou num distante quarto lugar, ficando 14 pontos atrás de Bagnaia no campeonato.

A vitória foi a doce redenção para Bastianini, que fraturou o ombro no sprint de abertura da época em Portugal e falhou mais corridas depois de ter sido operado em setembro para reparar ossos partidos na mão esquerda e no tornozelo esquerdo.

O italiano estava sob pressão para obter resultados depois de ter mudado para a equipa de fábrica da Ducati e tornou-se o sétimo piloto diferente a vencer uma corrida esta época.

"Estou muito cansado. Hoje dei o meu 100%. Depois de muito tempo sem um pódio, consegui esta vitória," disse um exausto Bastianini numa entrevista após a corrida: "A minha família e os meus amigos sabem o que tive de fazer para chegar aqui, é fantástico."

Bastianini e o vencedor do sprint de sábado, Marquez, foram ambos rápidos na linha de partida e deixaram os dois candidatos ao título para trás na primeira volta, com um grande ritmo na frente. Os quatro pilotos rapidamente se afastaram o pelotão que os perseguia, com Bastianini a aumentar a vantagem sobre Marquez, enquanto Martin teve algumas tentativas de ultrapassar Bagnaia.

Mas, à medida que a corrida avançava, Martin foi forçado a recuar para conservar os pneus no calor abrasador do Circuito Internacional de Sepang, enquanto Bagnaia também parecia satisfeito em esperar pelo seu tempo no terceiro lugar.

"Tentei reduzir a diferença para o Alex e o Bastianini, mas estava com muitas dificuldades na travagem... Contudo, estou contente por manter a diferença no campeonato", disse Bagnaia.

A duas voltas do fim, Martin estava quase seis segundos atrás de Bagnaia e o espanhol foi visto a abanar a cabeça, sabendo que tinha perdido mais uma oportunidade de reduzir a diferença na luta pelo campeonato.

Fabio Quartararo, da Yamaha, impediu um Top 5 só de Ducati e estragou o 25.º aniversário de Marco Bezzecchi ao ultrapassar o piloto da VR46 Racing nos últimos momentos, empurrando-o para sexto.

O campeonato de MotoGP ainda tem mais duas corridas esta época, no Catar e em Valência.

Queda de Miguel Oliveira

 O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) abandonou este domingo o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, 18.ª ronda da temporada, após sofrer uma queda na sétima de 20 voltas da corrida principal.

Oliveira, que largou da 19.ª posição, caiu na curva nove do circuito malaio de Sepang quando rodava no 20.º lugar. O piloto português ainda tentou regressar à corrida, mas sem sucesso.

Esta foi a quinta queda do piloto natural de Almada no Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo esta temporada. Oliveira tinha caído em Portugal, Espanha, Itália e na corrida sprint do GP da Áustria.

A estes abandonos, o piloto de 28 anos soma, ainda, desistências nos Países Baixos, Áustria (corrida principal), Japão e Tailândia devido a problemas técnicos na Aprilia de 2022 da equipa RNF.