O ogre Marc Márquez
Sétima vitória consecutiva de Marc Márquez, desta vez no Balator Park, utilizado pela primeira vez no MotoGP. Num circuito cheio de curvas apertadas, o piloto da Ducati voltou a acumular vitórias. Partindo da pole, dominou o sprint de sábado e, apesar de ter deixado as coisas um pouco suspensas durante metade do Grande Prémio de domingo, voltou a levar a melhor sobre o resto do pelotão.
Tal como se esperava inicialmente, esta época de 2025 está a tornar-se monótona devido ao domínio incontestado do catalão. Para a concorrência, trata-se agora de desenvolver o melhor possível as suas motas com vista a 2026.
Álex Márquez: o fim do caminho
11.º na qualificação, oitavo no sprint e 14.º no Grande Prémio após uma queda no início da corrida: o fim de semana do mais novo dos irmãos Márquez não foi nada parecido com o do irmão mais velho.
Embora ainda tenha 52 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia na classificação, parece que Álex tem estado completamente fora de ritmo há vários Grandes Prémios. Desde o seu segundo lugar no GP da Alemanha, os domingos têm sido sinónimo de desilusão para o piloto da Gresini: abandono na República Checa, 10.º na Áustria e 14.º em Balator Park.
Terá sido apenas um lapso momentâneo ou uma má fase duradoura? O fim de semana em casa, na Catalunha, deverá dar-lhe a oportunidade de recuperar.
Jorge Martín, finalmente de volta ao bom caminho?
O fim de semana estava a ser bastante fraco para o atual campeão do mundo. Com um 17.º lugar na qualificação, o piloto nascido em Madrid corria o risco de ficar preso no tráfego e de ver Marco Bezzecchi, que se está a afirmar gradualmente como o único piloto capaz de travar Marc Márquez, mesmo que apenas temporariamente, à distância.
Nono no sprint de sábado, o piloto n.º 1 conquistou um pequeno ponto, mas mostrou uma melhoria que foi confirmada no domingo. Enquanto as quedas, as voltas longas e outros percalços acompanharam alguns dos seus rivais, o Martinator fez uma bela recuperação para chegar ao 4.º lugar, 4 segundos atrás de "Bezz". As emoções...
Finalmente, esta Aprilia pode trazer-lhe muito mais do que ele tinha imaginado. Teremos de esperar para ver em setembro, e especialmente no próximo ano.