"Após um novo exame na sequência da sua lesão no ombro direito, Marc Márquez foi submetido a uma cirurgia que correu bem no Hospital Ruber Internacional de Madrid", escreveu a equipa italiana num comunicado.
"Os médicos que o examinaram há sete dias consideraram que a fratura do coracoide e os danos nos ligamentos não mostravam sinais suficientes de estabilização após uma semana de imobilização", continua o comunicado.
"Foi, por isso, decidido proceder à estabilização cirúrgica e reparação dos ligamentos acromioclaviculares (...) Marc Marquez, que já regressou a casa, vai continuar a sua convalescença e o seu progresso vai determinar a data do seu regresso às corridas", acrescentou a Ducati.
Marquez, 32 anos, ficou ferido em 5 de outubro quando caiu na primeira volta do Grande Prémio da Indonésia depois de ter sido tombado pelo italiano Marco Bezzecchi (Aprilia).
O sete vezes campeão mundial de MotoGP já tinha lesionado gravemente o úmero direito no início da temporada de 2020: perdeu o resto da temporada para se submeter a várias operações e levou três temporadas para recuperar o seu nível. No entanto, a Ducati descartou qualquer ligação entre as duas lesões.
O espanhol, que dominou a época de 2025 com onze vitórias em Grandes Prémios, já tinha sido anunciado como indisponível para os próximos dois fins-de-semana de corridas, na Austrália (17-19 de outubro) e na Malásia (24-26 de outubro). Na Austrália, será substituído pelo italiano Michele Pirro.