Álex Márquez cai e acaba com o suspense
A batalha estava acesa entre Álex Márquez e Pedro Acosta. Na quarta volta, o piloto da KTM fez uma ultrapassagem difícil mas consistente para tomar o quarto lugar do segundo classificado do campeonato do mundo. O mano a mano continuou na sexta volta. Tiburón de Mazarrón bate no vibrador e atinge Álex, que cai no segundo sector. À primeira vista, não houve consequências. Mas acabou por ser uma fratura da mão esquerda.
O mais novo dos irmãos foi operado em Madrid no domingo à noite, mas ainda não se sabe quanto tempo vai ficar de fora, tal como a Gresini teve um domingo péssimo quando Fermín Aldeguer se despistou, desta vez sem qualquer dano. A contagem decrescente para o GP da Alemanha, dentro de 10 dias, está a começar, mas é difícil ver como é que ele pode alcançar o seu irmão, que já está a 68 pontos de distância com uma lesão destas.
Marco Bezzecchi envia uma mensagem a Jorge Martín
Enquanto o agente de Jorge Martín decidiu antagonizar a Aprilia, a La Dorna e a Liberty Media, Marco Bezzecchi está a ter uma série de excelentes resultados. Vencedor em Silverstone, o piloto italiano adaptou-se perfeitamente à sua nova moto e confirmou a sua decisão de deixar a VR46.
Em Assen, ele ficou em terceiro lugar na corrida de sprint, antes de manter a pressão sobre Marc Márquez até o final do GP. Quinto na grelha, "Bezz" brilhou com a sua capacidade de ultrapassar e subir no pelotão. Depois de estabelecer a volta mais rápida da corrida na volta 4, a sua manobra para ultrapassar Francesco Bagnaia na chicane no final da volta 8 foi um modelo.
E enquanto o Martinator se queixava, o seu companheiro de equipa provava o quão bom ele é. Atualmente em sexto lugar na classificação dos pilotos, Bezzecchi é o primeiro não-Ducati, mas dado o seu desempenho, pode rapidamente tornar-se uma ameaça para Bagnaia, atualmente em terceiro com 60 pontos.
Chamem-lhe Fabio 'Sisyphe' Quartararo
O capacete de Fabio Quartararo está a arder! Até à Q2, tudo estava a correr bem para o piloto da Yamaha, que estava a levar a sua M1 ao limite. Mais uma vez, conquistou a pole position, a sua quarta da época.
Depois vieram as corridas e... Assen não foi exceção à regra. Quartararo não conseguiu manter o ritmo nos sprints como nos GPs. Para além da queda na nona volta de sábado e do 10.º lugar, a mais de 23 segundos de Marc Márquez, foi a incapacidade da sua moto para assumir a liderança logo nas primeiras curvas. Na primeira curva, o piloto de Nice já tinha caído para o 4º lugar. Um acidente envolvendo Fermín Aldeguer e Joan Mir empurrou-o para o 17.º lugar e ele foi apanhado no trânsito para ganhar pontos anedóticos. 11º na classificação geral a quase meio da época, Quartararo começa a sentir o tempo a abrandar e os problemas de fiabilidade da sua Yamaha continuam por resolver.