Fabio Quartararo partiu da pole position em Le Mans este domingo. Mas, de forma espetacular, foi Johann Zarco que saiu vitorioso. A ele juntaram-se no pódio Marc Marquez e Fermin Aldeguer .
Uma pré-corrida caótica
A corrida ainda nem tinha começado quando começou a chover. Como resultado, foi acenada uma bandeira branca e todos os pilotos regressaram às garagens para trocar de motos. Tudo foi então suspenso, antes de ser retomado alguns minutos mais tarde (uma volta foi cancelada como resultado).
No entanto, a grande maioria dos pilotos fez uma última mudança antes do recomeço. Fabio Quartararo e Marc Marquez estavam entre eles. Assim, tiveram de efetuar uma volta longa.
Esperança frustrada
O espanhol e o francês tiveram um bom começo. Quartararo passou novamente Marc Marquez, enquanto Francesco Bagnaia e Joan Mir caíram nas primeiras curvas. O piloto da Yamaha imprimiu um grande ritmo e ganhou 0,9 segundos de vantagem sobre o seu rival. Logo atrás, Alex Marquez e Fermin Aldeguer seguiam como tinham feito no sábado.
Na segunda volta, Alex Marquez não hesitou e passou o seu irmão. El Diabo passou assim a ter um segundo de vantagem. A grelha muda de novo logo a seguir, após a primeira volta longa do francês. Terminou em 5º. Entretanto, Aldeguer ultrapassou Marc Marquez.
Após as longas voltas efetuadas pelos outros pilotos, Quartararo estava à beira do primeiro lugar, mas caiu (volta 5). Tentou recomeçar... sem sucesso.
Zarco para a vitória
Os irmãos Marquez lideravam a corrida, com Aldeguer no seu encalço. O piloto da Ducati aproveitou para fazer as suas longas voltas, o piloto da Gresini mudou de moto, tal como o seu companheiro de equipa (7.ª volta). Johann Zarco, por sua vez, optou pelos pneus de chuva desde o início. Como resultado, assumiu a liderança do Grande Prémio com 8 segundos de vantagem sobre Marc Marquez (10.ª volta).
O piloto da LCR-Honda continuou o seu caminho, tentando manter Marc Marquez à distância. Alex Marquez também se manteve atrás do seu irmão, antes de se despistar nas voltas 21 e 23.
Com uma estratégia correta, o francês volta a afastar-se (15 segundos, 21.ª volta). Mestre na chuva, aproveitou a sua oportunidade e realizou o sonho de uma vida: vencer em frente ao seu público em Le Mans, mais de 20 segundos atrás do campeão espanhol.
Quanto ao português Miguel Oliveira, começou em 20.º, neste regresso à competição, mas teve um excelente arranque, aproveitando as quedas e mudanças de motos para chegar a estar em segundo lugar. E foi quando estava em sétimo, a seis voltas do fim, dentro dos pontos, que caiu, na curva 14, antecipando o seu final de corrida em França.