MotoGP: Jorge Martín vence na Tailândia, Miguel Oliveira obrigado a abandonar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Jorge Martín vence na Tailândia, Miguel Oliveira obrigado a abandonar

Jorge Martin conquistou a vitória após uma longa batalha.
Jorge Martin conquistou a vitória após uma longa batalha.AFP
No domingo teve início o Grande Prémio de MotoGP da Tailândia. Numa corrida particularmente animada, Jorge Martin travou Brad Binder e Francesco Bagnaia. O espanhol voltou a sorrir e sonha com o título no final. Miguel Oliveira voltou a enfrentar problemas técnicos e teve de desistir.

Depois dos treinos livres, da qualificação e de uma corrida de sprint dominada por Jorge Martín, esperava-se que o espanhol desse o máximo no Grande Prémio de domingo. E foi o que aconteceu, com o espanhol a conquistar a vitória.

Num remake da partida ao sprint, Luca Marini teve um início forte, mas Jorge Martín não o deixou ficar mal e manteve o controlo da corrida. O que mudou, no entanto, foi o progresso de Francesco Bagnaia. O italiano ganhou duas posições e entrou no ritmo pouco antes de ser ultrapassado e cair para o sexto lugar por Brad Binder.

Aleix Espargaró foi rápido a subir para segundo à frente de Marini nas duas primeiras voltas, mas Binder fez a sua marca uma volta mais tarde para o passar. Fabio Quartararo subiu um lugar para oitavo. Atrás dele, a luta pelo sexto lugar continuou, com Marc Marquez a lutar com o campeão do mundo, ao mesmo tempo que Quartararo. No entanto, o italiano não se deixou abater.

A luta continua no meio do pelotão, com Jorge Martin a não conseguir escapar à pressão de Binder logo de início. Em forma, Alex Marquez conseguiu uma terceira posição provisória. Johann Zarco, por outro lado, sofreu um revés quando caiu para o 17.º lugar na volta nove.

Com menos ultrapassagens por volta da 12.ª volta, a corrida viu Bagnaia subir para o quarto lugar, mas depois congelar. A queda de Alex Marquez (terceiro) na 13,ª volta volta a equilibrar a corrida, uma vez que o piloto da Ducati estava mesmo atrás dele.

Muito próximo de Binder, Bagnaia acelerou ainda mais para desafiar Jorge Martín. Os três líderes também tiraram um segundo a Marini (quarto) e Marco Bezzecchi (quinto). Os dois companheiros de equipa VR46 continuam a passar um pelo outro na frente.

Algumas tentativas de ataque de Binder a Mart+in. O espanhol aguenta-se por alguns instantes. Sob pressão, é novamente ultrapassado pelo piloto da KTM (23.ª volta). No entanto, o Martinador aguenta-se com a mesma determinação de sempre para recuperar a liderança (25.ª volta) e Bagnaia aproveita a situação para assumir também a segunda posição.

Tudo se resume à última volta. Defensivo e impecável no final da corrida, o espanhol vence. Bagnaia termina em segundo e Binder em terceiro (com um lugar retirado devido a uma violação do limite da pista).

Miguel Oliveira forçado a desistir

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi forçado a abandonar o Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, 17.ª de 20 provas da temporada, devido a problemas técnicos na sua mota.

O piloto natural de Almada, que partiu da 20.ª posição da grelha, recuperou duas posições logo na primeira volta, ascendendo ao 17.º posto na segunda. No entanto, na sétima volta, Oliveira começou a perder tempo e baixou ao 21.º e último lugar, recebendo a bandeira preta que obriga os pilotos a abandonarem a corrida, devido a problemas técnicos na sua mota, que não estaria conforme os regulamentos.

Já na corrida sprint deste GP da Tailândia, que o português venceu no ano passado, Oliveira sofreu um toque de dois adversários, que partiu uma das asas esquerdas da sua Aprilia.