Depois de abandonar o GP das Américas devido a uma queda quando liderava, Marc Márquez entregou a liderança do campeonato ao seu irmão Álex. Sem surpresas, os irmãos travaram uma grande batalha no sprint em Lusail este sábado.
O piloto da Gresini chegou mesmo a passar brevemente para a liderança, mas o irmão mais velho, que saiu da pole, recuperou a vantagem.
Partindo da primeira linha, Fabio Quartararo foi ultrapassado por Franco Morbidelli (VR46), que estabeleceu a volta mais rápida da corrida. O piloto oficial da Yamaha viu o pelotão liderado por Maverick Viñales (Tech3-KTM) aproximar-se, com Johann Zarco (LCR-Honda) na 6.ª posição.
Morbidelli, que esteve perto dos líderes durante algum tempo, foi relegado para 7 décimos após 5 voltas. Culpado de um erro, Zarco viu Fermín Aldeguer (Gresini) aproveitar a vantagem, antes de Di Giannantonio (VR46) fazer o mesmo. Foi o início de uma espiral descendente que o levou para a box a três quartos da corrida.
Era agora Marc Marquéz que estava a fazer as voltas mais rápidas para fugir na frente. O pódio ainda estava em aberto. Quartararo estava a menos de dois décimos atrás de Morbidelli, com Aldeguer numa emboscada. Na última curva, o francês cometeu um pequeno erro que o espanhol aproveitou para roubar o quarto lugar.
Espetacular como sempre, Ai Ogura (Trackhouse-Aprilia) ficou em 7.º lugar, atrás de di Giannantonio, mas à frente de Pecco Bagnaia, muito longe do seu companheiro de equipa. O Campeão do Mundo Jorge Martín, regressado de lesão, partiu em 14.º da grelha e terminou em 16.º com a sua Aprilia oficial.
Com esta quarta vitória no sprint, o mais velho dos irmãos recuperou a liderança do Campeonato do Mundo.