Mais

MotoGP: Marc Marquez espera disputa familiar com o irmão Alex na luta pelo título

Marc e Alex Marquez no pódio na Argentina
Marc e Alex Marquez no pódio na ArgentinaReuters / Agustin Marcarian
Marc Marquez espera que o irmão mais novo, Alex, seja o seu principal rival na luta pelo sétimo título mundial de MotoGP e está convencido de que é apenas uma questão de tempo até o piloto da Gresini Racing vencer a primeira corrida na categoria rainha.

Alex, quatro anos mais novo do que Marc, de 32 anos, ganhou o campeonato do mundo de Moto2 e Moto3 e tem sete pódios no MotoGP. Esteve perto de vencer a primeira corrida no Grande Prémio da Tailândia, que abriu a época, e na Argentina, mas foi derrotado por Marc em ambas as ocasiões.

Depois de ter estado atrás de Alex durante grande parte da corrida, Marc terminou no topo do pódio na corrida sul-americana, com o seu irmão a ficar no segundo posto. O MotoGP não tinha dois irmãos a terminar em primeiro e segundo lugar há 76 anos, mas o clã Marquez conseguiu esse feito duas vezes no espaço de duas semanas.

"O Alex vai ganhar algumas corridas este ano, mais do que uma. Quando está confiante é capaz de ganhar um campeonato do mundo, como fez na Moto3 e na Moto2. O Alex é o principal adversário. Fiquei impressionado com o estilo de pilotagem do meu irmão. Estava a conduzir de forma muito suave, muito bem, mantendo sempre a velocidade nas curvas. Pensei: 'Este tipo está noutro nível'. Houve alguns momentos em que disse a mim próprio: 'ok, o segundo lugar é suficiente'", confessou Marc.

"No final, (consegui ganhar). Mas, como viram, corri muitos riscos em alguns momentos da corrida - talvez demasiados!", acrescentou.

Alex, por sua vez, estava determinado a manter o ritmo, uma vez que está a 16 pontos do irmão, que ocupa o topo da tabela, com o duas vezes campeão de MotoGP Francesco Bagnaia em terceiro.

"Nunca me senti tão forte no MotoGP. Estou a gostar da moto e de tudo o que faço. Temos de continuar assim," disse Alex.