Mais

MotoGP: Marc Márquez faz a dobradinha na Tailândia, Miguel Oliveira termina em 14.º na corrida 100

Marc Marquez foi vencedor na Tailândia.
Marc Marquez foi vencedor na Tailândia.LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP
Na manhã deste domingo, os pilotos de MotoGP disputaram o primeiro Grande Prémio do ano na Tailândia. Poderoso durante todo o fim-de-semana, Marc Márquez conquistou a vitória. Alex Márquez e Francesco Bagnaia seguiram-no. O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje na 14.ª posição a prova de abertura do Mundial de MotoGP, que também foi a 100.ª corrida em que participou na categoria rainha

Marc Márquez dominou o fim de semana de lançamento do MotoGP 2025. O espanhol repetiu o feito de sábado (sprint) com a vitória no domingo. Apesar de ter tido alguns problemas, ainda conseguiu bater o seu irmão e Francesco Bagnaia.

Tal como no sprint, M. Márquez arrancou muito bem e rapidamente assumiu a liderança. Atrás de si, Bagnaia passou imediatamente a perna a Alex Márquez para gerir melhor a sua corrida. No entanto, na sequência de um erro, o antigo Campeão do Mundo é novamente ultrapassado pelo catalão antes da segunda volta. Fabio Quartararo teve um mau começo e caiu na 17.ª posição.

A batalha começou de imediato. No entanto, M. Márquez aumenta a distância para o irmão (+0,570 segundos após 2 voltas). Quanto a Bagnaia , está a um segundo e depois a dois segundos do outro Márquez. Um cenário semelhante ao da corrida de sprint.

O primeiro deslize acontece na terceira volta, quando Pedro Acosta sai da pista. O piloto da KTM perdeu a frente. Como resultado, Quartararo caiu para 18,º.

A grelha mantém-se estável até à sétima volta. Um erro de M. Márquez permitiu que o seu irmão assumisse a liderança. Mas o hexacampeão do mundo manteve-se na sua roda e continuou a fazer o seu trabalho para levar a melhor. Mas não o consegue fazer de imediato.

Foi diminuindo gradualmente a distância para os seus dois rivais. Na volta 14, estava a 0,5 segundos do seu companheiro de equipa. Mas ele não foi realmente capaz de diminuir a diferença.

No final da corrida, Bagnaia alcança completamente M.Márquez. Mas o catalão acaba por recuperar a primeira posição (23.ª volta) e escapa-se. Assim, conquistou o degrau mais alto do pódio.

Miguel Oliveira, que arrancou da 17.ª posição da grelha, cortou a meta a 26,097 segundos do vencedor, com o espanhol Alex Márquez (Ducati) em segundo, a 1,732 segundos do irmão, e o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 2,398 segundos.