Mais

MotoGP: Marc Márquez reina em Mugello, Miguel Oliveira termina em 13.º

Marc Márquez alcançou a sua 93.ª vitória em Mugello
Marc Márquez alcançou a sua 93.ª vitória em MugelloTiziana FABI / AFP
O espanhol Marc Márquez, da Ducat,i venceu este domingo o Grande Prémio de Itália, nona corrida do Mundial de MotoGP, à frente do irmão Álex Márquez (Gresini) e do companheiro de equipa, o italiano Pecco Bagnaia, que perdeu o pódio para Fabio Di Giannantonio a duas voltas do fim. O português Miguel Oliveira, que partiu em 17.º, terminou na 13.ª posição e arrecadou mais três pontos.

Quinze anos após a sua primeira vitória em Mugello e para a 100.ª pole position da sua carreira, Marc Márquez queria pôr fim à hegemonia do seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia, três vezes vencedor em casa.

Ao contrário do sprint do dia anterior, o catalão assumiu a liderança, mas Pecco Bagania passou-o na segunda curva, aplaudido pelos tifosi. Uma volta mais tarde, MM93 recuperou a liderança, enquanto Álex Márquez reduziu a diferença, estabelecendo a volta mais rápida da corrida no processo. A batalha entre as duas Ducatis oficiais continuou e o derrotado foi Bagnaia, que tocou na roda do mais velho Márquez, deixando o piloto mais jovem em segundo lugar.

O trio da frente monopolizou o espetáculo. Bagnaia voltou para a frente, alinhando os dois irmãos um após o outro. Após estas primeiras 4 voltas brilhantes, restava uma questão: quanto tempo duraria o pneu macio do piloto de Turim? Márquez recuperou momentaneamente a liderança com a queda de Johann Zarco , depois de ter subido para 11.º.

Álex Márquez estava à espreita, passando as duas Ducatis da Renaissance para assumir a liderança, construindo rapidamente uma vantagem de 3 décimos. No corredor para a reta das boxes, MM93 ultrapassou Bagnaia, que esteve perto de cometer um erro.

Pacientemente (mas não demasiado), Marc recuperou a liderança enquanto Maverick Viñales, 5.º na luta com Franco Morbidelli, cai na gravilha após contacto com o piloto da VR46. Isto foi o suficiente para enfurecer "BatMav", que foi mais rápido e entrou na luta pelo pódio. "Francky" foi penalizado com uma volta longa... que falhou, o que lhe custou outra penalização.

O pódio parecia estar em jogo a meio da corrida e, embora Marc Márquez já estivesse fora do alcance, Bagnaia não desistia da perseguição a Álex. Esta intensa batalha beneficiou Fabio di Giannantonio, que voltou a ficar a um segundo de Márquez, depois de ter reduzido a diferença para um terço. No início do último terço do Grande Prémio, estava apenas a 3 décimos do seu compatriota, que estava a ser travado por Álex Márquez. "Digia" esperou um bom tempo no encalço de "Pecco" antes de efetuar uma ultrapassagem exemplar a duas voltas do fim. Com mais uma volta, teria mesmo passado Álex.

Marc Márquez não teve medo de fazer mais uma demonstração, ainda por cima em território inimigo e à vista do seu grande rival Valentino Rossi.

Quanto ao português Miguel Oliveira, e tal como havia acontecido na corrida sprint, voltou a subir posições, começando no 17.º lugar para terminar, com uma ultrapassagem perto da meta, na 13.ª posição, a 26,123 segundos do vencedor,  O piloto luso foi a melhor Yamaha e amealhou mais três pontos para a sua conta pessoal.