Mais

MotoGP: Marc Márquez vence o sprint na Hungria, Miguel Oliveira termina em 14.º lugar

Marc Márquez foi primeiro do princípio ao fim na corrida na Hungria
Marc Márquez foi primeiro do princípio ao fim na corrida na HungriaATTILA KISBENEDEK / AFP

Marc Márquez continuou a sua invejável série de vitórias e somou mais um triunfo ao sprint, chegando a 13. Desta vez foi no Grande Prémio da Hungria, no circuito de Balaton Park, que dominou do princípio ao fim. Não teve rival e abriu ainda mais vantagem no campeonato do mundo em relação ao seu irmão e a Pecco Bagnaia, perdidos no meio da grelha. Di Gianantonio e Morbidelli acompanharam-no no pódio, enquanto Miguel Oliveira terminou em 14.º lugar.

Numa corrida tão curta, com apenas 13 voltas, um bom arranque é essencial. É por isso que Marc Márquez apertou ao máximo para tentar abrir uma vantagem. E os seus rivais fizeram o mesmo para tentar seguir o seu rasto. Isto implica riscos que alguns não sabem medir. Na primeira curva, Quartararo beijou o asfalto e quase levou Bastianini com ele. O italiano, ainda na primeira volta, também cometeu um erro e não só arruinou a sua própria corrida como também a de Zarco.

Atrás, enquanto o líder do Mundial rodava confortavelmente, o seu irmão Álex tentava recuperar posições. No meio da prova, continuava em nono, sem conseguir ultrapassar Espargaró e bem vigiado por Jorge Martín. Bagnaia estava ainda pior, bloqueado na 14.ª posição. O ex-campeão não levanta a cabeça. E pior ainda foi Pedro Acosta, que parece ter ganho gosto por cair na Hungria. Conseguiu levantar-se, mas ficou em penúltimo e, portanto, sem hipóteses de nada.

A única emoção que restava era ver se o surpreendente Marini conseguiria roubar o pódio a Morbidelli. Tentou na última volta, mas não conseguiu. Já Álex Márquez, tal como Jorge Martín, conseguiram fazê-lo com Espargaró para terminar em oitavo e nono, respetivamente.

Mas o importante, a vitória absoluta e incontestável desde a pole de Marc Márquez, que já acumula 152 pontos de vantagem e 209 sobre Pecco na luta pelo título.