Mais

MotoGP: Marco Bezzecchi garante brilhante pole no Grande Prémio da Áustria

Marco Bezzecchi conquistou a sua primeira pole position da época
Marco Bezzecchi conquistou a sua primeira pole position da épocaJURE MAKOVEC / AFP

Marco Bezzecchi, da Aprilia, conseguiu uma reviravolta impressionante para conquistar a sua primeira pole position da temporada no Grande Prémio da Áustria, no sábado, enquanto a tentativa do líder do campeonato, Marc Marquez, de ficar na primeira fila acabou na gravilha, depois de uma queda dispendiosa.

Bezzecchi teve de lutar durante a sessão de qualificação da Q1 para garantir o último lugar na Q2 antes de registar 1:28,060 minutos para conquistar a pole position no Red Bull Ring.

Esta foi a quinta pole da carreira de Bezzecchi e a primeira desde o Grande Prémio da Índia em 2023, com o italiano a dar crédito ao grande Valentino Rossi do MotoGP pela ajuda crucial no final da noite, depois das dececionantes sessões de treinos de sexta-feira.

"Ontem à tarde, estava um pouco triste porque vi alguns pontos positivos. Mas depois, nos ataques ao cronómetro dos treinos, não consegui fazer nenhum tempo por volta," disse Bezzecchi, que progrediu nas fileiras da VR46 Riders Academy de Rossi: "Descobrimos o que estava errado ... Tenho de agradecer muito ao Vale porque ele foi à box ontem e trabalhámos até tarde da noite e, sim, muito obrigado a ele. Além disso, agradeço à equipa, que fez um excelente trabalho, como sempre. Vou dar o meu melhor, como sempre, esta tarde (no sprint) e amanhã."

Bezzecchi é acompanhado na primeira linha por Alex Marquez, da Gresini Racing, que está em segundo lugar no campeonato, e Francesco Bagnaia, da Ducati.

Marc Marquez, que venceu os últimos cinco Grandes Prémios, está à procura da primeira vitória de sempre no Red Bull Ring, mas depois de ter estabelecido a volta mais rápida, foi empurrado para fora da primeira linha e vai partir em quarto lugar na grelha.

A tentativa do espanhol de fazer uma última volta lançada terminou de forma dramática quando ele tocou no corretor na curva 2 e caiu na gravilha, incapaz de melhorar o seu tempo apesar de conduzir a sua Ducati nas restantes curvas.

Pedro Acosta, da KTM, teve de abandonar a sua volta a meio e atravessar o paddock para regressar às boxes, com o pessoal surpreendido a saltar do caminho, e o jovem de 21 anos tentou mais uma volta para lutar pela pole na pista da casa da equipa.

Acosta parecia bem preparado para a pole quando foi o mais rápido nos dois primeiros sectores, mas cometeu um erro que o obrigou a recuperar o controlo e vai arrancar em sétimo lugar da grelha, atrás de Enea Bastianini e Fermin Aldeguer.

Entretanto, Maverick Vinales, da KTM Tech3, não vai participar no resto do fim de semana devido a dores intensas no ombro esquerdo, depois de ter acabado de ser operado.

Leia mais: Miguel Oliveira vai partir da 18.ª posição