MotoGP: Marini bate o recorde para conquistar a pole no Catar, Miguel Oliveira sai em 17.º

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Marini bate o recorde para conquistar a pole no Catar, Miguel Oliveira sai em 17.º

Marini celebra a pole
Marini celebra a poleReuters
O piloto da VR46 Racing, Luca Marini, bateu o recorde da pista no final da segunda sessão de qualificação para conquistar a pole position no Grande Prémio do Catar no Circuito Internacional de Lusail, no sábado, com as motos da Ducati a ocuparem a primeira linha da grelha de partida. Miguel Oliveira não saiu da Q1 e vai partir do 17.º posto.

Num dia em que o recorde da volta foi batido por vários pilotos ao longo das duas sessões de qualificação, Fabio Di Giannantonio, da Gresini Racing, foi o primeiro a ficar abaixo da marca de 1.52 minutos, logo seguido pelo colega de equipa Alex Marquez.

Mas quando o sol começava a pôr-se em Lusail, onde a pista tinha sido completamente repavimentada, Marini foi o mais rápido na sua última volta com um tempo de 1:51,762 minutos para a segunda pole da carreira, depois de ter sido o melhor na Indonésia no mês passado.

O tempo da volta de Marini foi um segundo mais rápido do que o recorde anterior, mas o piloto de 26 anos sentiu que poderia ter sido mais rápido.

"Não é perfeito, sempre que se pensa que se pode fazer algo mais... Mas, de qualquer forma, foi uma volta fantástica. Gostei muito de conduzir a mota hoje," disse Marini: "Vamos ver os pneus que todos escolhem (para o sprint e para a corrida). Para mim, o pneu dianteiro macio está a funcionar muito bem."

Marini será acompanhado na primeira linha por Di Giannantonio e Alex Marquez, enquanto o líder do campeonato Francesco Bagnaia, da Ducati, vai largar em quarto lugar na grelha, uma posição à frente do companheiro de luta pelo título Jorge Martin, da Pramac Racing.

Bagnaia lidera Martin por 14 pontos quando faltam duas rondas para o final da época de MotoGP - Catar e Valência.

Johann Zarco vai largar ao lado do companheiro de equipa Martin na segunda linha, enquanto o hexacampeão de MotoGP Marc Marquez só conseguiu ser o sétimo mais rápido, apesar de ter beneficiado de um toe quando a sua Honda entrou no slipstream de Bagnaia.

Miguel Oliveira não conseguiu sair da Q1, sendo o único piloto da Aprilia a ficar fora da Q2. O português rodou com um tempo de 1.53,099 minutos e ficou no sétimo lugar da primeira fase de qualificação, de onde Zarco e Alex Marquez saíram.