Esta segunda-feira, o site especializado Motorsport.com revelou que Miguel Oliveira está de saída da Pramac Yamaha. Depois da equipa ter contratado Toprak Razgatlioglu para 2026, havia apenas um lugar para o português e Jack Miller, com a escolha a recair no segundo.
O anúncio deverá surgir esta semana, com a renovação do contrato do australiano, que assim confirma a saída de Miguel Oliveira. O falcão tinha contrato até ao final de 2026, mas vai ser rescindido com base nos resultados, uma cláusula inserida no acordo assinado previamente.
De resto, a época de Miguel Oliveira esteve aquém das expectativas. Depois de se ter lesionado na segunda ronda do Grande Prémio da Argentina, lesionou três corridas e no regresso conseguiu apenas pontuar em quatro ocasiões, sendo que alcançou o melhor resultado da temporada neste domingo: um 12.º lugar na Hungria.
Adeus ao MotoGP?
O futuro de Miguel Oliveira na categoria rainha fica agora em risco, com a grande parte dos lugares na grelha já preenchidos para a próxima temporada. A Honda tem dois postos em aberto, mas Luca Marini está perto de renovar e Johann Zarco tem brilhado na equipa satélite, pelo que deve ficar.
Na VR46, Franco Morbidelli ocupa o sexto lugar no Mundial de Pilotos, pelo que também deverá, pelo menos, renovar com a mesma equipa, sendo mais uma porta que parece semifechada para o piloto português que pode ser forçado a seguir carreira como piloto de testes da Aprilia.