Mais

MotoGP: Novo recorde e pole para Fabio Quartararo em Le Mans

Fabio Quartararo em França
Fabio Quartararo em FrançaLOIC VENANCE/AFP
Depois de Marc Marquez e Fabio Quartararo terem brilhado nas sessões de treinos livres em Le Mans, os pilotos participaram na qualificação para o Grande Prémio de França de MotoGP. O francês provou mais uma vez o seu valor, conquistando a pole position.

A Q1 teve um início muito competitivo na manhã de sábado. Ai Ogura caiu na sua primeira volta, enquanto Alex Rins e Enea Bastianini conseguiram tirar partido da sua largada para ficarem na melhor posição.

A sessão foi então temporariamente interrompida enquanto a mota do piloto japonês era evacuada. Isto penalizou Johann Zarco, que efectuou uma volta muito boa.

Uma vez retomada, a Q1 viu vários pilotos revezarem-se para estabelecer o tempo mais rápido. Mas foi Zarco que foi o mais rápido (1:30,399 minutos).

No entanto, o francês teve que tomar cuidado com os outros. Ameaçado por Brad Binder e Joan Mir, ele ainda conseguiu se classificar na Q2 ao lado de Raul Fernandez. Miguel Oliveira ficou na 20.ª posição.

Marc Marquez dá espetáculo

Marc Marquez quase igualou o recorde que estabeleceu na sexta-feira na sua primeira volta. Mostrando o seu nível perante a concorrência, teve no entanto de lutar com Alex Marquez e Fermin Aldeger. No entanto, o espanhol redobrou o seu ritmo para bater o novo recorde (1:29,442 minutos).

Fabio Quartararo aumenta gradualmente a pressão. A 9 minutos do fim da sessão, é segundo, a 0,361 segundos de M. Marquez.

Por seu lado, Francesco Bagnaia está em apuros. Johann Zarco aproveita a situação para lutar contra ele, mas cai, o que o atrasa. Aldeger também procurou a proeza de chegar ao segundo lugar a 3 minutos do fim, antes de se despistar.

A luta foi mais intensa mesmo antes da bandeira axadrezada. Quartararo foi, no entanto, o mais rápido e conquistou a pole, à frente do nariz de M.Marquez e batendo o seu recorde (1:29,324 minutos).