Mais

MotoGP: Toprak Razgatlioglu, o homem que já tínhamos perdido a esperança

Toprak Razgatlioglu
Toprak RazgatliogluRoberto Tommasini NurPhoto via AFP

Muitas vezes anunciado mas nunca eleito, Toprak Razgatlioglu vai finalmente fazer a sua estreia no MotoGP na próxima época a bordo de uma Pramac-Yamaha. O bicampeão mundial de Superbike, que está na luta por uma terceira coroa, é o piloto turco que é tão popular entre os fãs que está a lançar o mercado de 2026, numa altura em que muitas mudanças técnicas serão introduzidas em 2027.

É o fim de uma serpente marinha que durou várias épocas. Toprak Razgatlioglu vai finalmente fazer a sua estreia no MotoGP em 2026. Estrela das Superbike com a BMW e atual campeão do mundo, o turco será piloto da Pramac-Yamaha na próxima época. Um regresso às suas raízes para o homem que ganhou o seu primeiro título mundial de SBK em 2021 com a marca japonesa. E talvez seja também uma pequena vingança para o homem que não teve um desempenho particularmente bom com a M1 durante os testes em 2023.

Mesmo assim, o seu nome tem sido regularmente adicionado ao moinho de rumores, mas até agora tem parecido apenas isso... rumores. Em junho de 2025, foi brevemente ligado à VR46 e depois à Gresini, que finalmente optou por outro estreante, Fermín Aldeguer.

Novato aos 29 anos

Em julho passado, Razgatlioglu declarou que ia suspender o MotoGP até 2026, concentrando-se nas suas prestações com a BMW. Para um piloto do seu calibre, vir por vir não faz parte do seu vocabulário: "Toda a gente me diz que devia ir para o MotoGP. Não vou para o MotoGP só para ser o primeiro piloto turco. Quero lutar pelo campeonato".

A aproximação com a Yamaha intensificou-se na primavera. Durante o GP de Aragão, na ausência de Paolo Pavesio, o Diretor Executivo da Yamaha Motor Racing, foi Gino Borsoi, o seu homólogo em Pramac, que moderou o ardor: "Rumores são rumores, não foi assinado qualquer contrato com Toprak, apenas abrimos uma janela para discussões. Daqui até ao verão, temos de perceber quem serão os nossos pilotos e depois tomar uma decisão".

Sem surpresa, o guiador de Jack Miller estava por um fio, embora não fosse assim tão surpreendente vê-lo tornar-se um piloto de testes que regressaria às corridas quando surgissem os wild cards. Apenas três dias após o anúncio de Borsoi, Razgatlioglou foi oficializado na equipa satélite da Yamaha. Desta vez foi Pavesio quem falou: "Estamos muito satisfeitos por receber Toprak de volta à família Yamaha. Toprak, o mais bem sucedido piloto Yamaha de todos os tempos em Superbike, provou o seu talento excecional ao vencer o título do WorldSBK por duas vezes, o que não é um feito fácil".

Ele pode até ganhar um terceiro se vencer Nicolò Bulega, que acaba de assinar como piloto de testes da Ducati.

Esta assinatura é obviamente estratégica para a Yamaha, porque em 2027 a capacidade do motor será reduzida e a Pirelli substituirá a Michelin. O mais tardar, o turco estará em pista no teste de Valência em novembro. Mas não seria surpreendente vê-lo começar mais cedo, uma vez que a época do WorldSBK termina a 19 de outubro.

Razgatlioglu, que fará 29 anos em outubro, está a embarcar numa segunda carreira, com mais atenção dos media e mais competição. Uma chegada há muito aguardada pelos fãs, que há muito sonham em vê-lo competir na categoria rainha.