Marc Márquez acerta no alvo
Não há prazeres pequenos, e vencer em Misano é um deles para Marc Márquez. Depois de cair fora da corrida de sprint, o catalão conquistou a sua 11.ª vitória da temporada no domingo. Enfrentando Marco Bezzecchi, vencedor do sprint, esperou pelo único erro do piloto da Aprilia na curva 8 para passar e vencer perante os fãs da Ducati, que estavam muito menos entusiasmados com ele.
MM93 recuperará o seu cetro de Campeão do Mundo se conquistar mais 3 pontos que o seu irmão Álex no GP do Japão. O suspense é particularmente... inexistente.
Marco Bezzecchi, um e dois logo fazem três
Pole position, vitória na corrida de sprint, segundo lugar no GP: Marco Bezzecchi teve um excelente fim de semana em Misano e, apesar de estar demasiado longe de Álex Márquez para ficar em 2.º lugar na classificação dos pilotos (101 pontos), o terceiro lugar está ao seu alcance porque Francesco Bagnaia, 13.º na corrida de sprint, abandonou o Grande Prémio. A situação de Pecco tornou-se insolúvel, ao ponto de a Ducati começar a pressioná-lo cada vez mais, considerando que o problema estava no homem de Turim e não na sua máquina.
"Bezz" está a viver a situação oposta: suposto ser o tenente de Jorge Martín, aproveitou as quedas e lesões do Campeão do Mundo de 2024 para aproveitar a sua oportunidade e tirar o máximo partido da sua primeira época com uma moto oficial.
Johann Zarco, o GP da marmota
Mais um fim de semana complicado para Johann Zarco, que terminou em 9.º na Q1, 13.º no sprint e 16.º no GP, depois de ter caído novamente. Apesar de ter garantido um lugar na próxima época, o piloto de Cannois vai continuar na LCR, apesar de ter mostrado muito mais capacidades do que Luca Marini e Joan Mir. No entanto, os dois pilotos oficiais são os primeiros a beneficiar dos desenvolvimentos da HRC, o que começa a afetar seriamente a moral do francês.
O número 5 tem um vislumbre da luz ao regressar ao Japão, onde triunfou nas 8 Horas de Suzuka em 2024 e 2025. É também o melhor lugar para mostrar à Honda que a direção cometeu um erro e que o devia ter promovido.