Mais

Fórmula 1: Verstappen "surpreendido e desiludido" com as ações de Russell

O piloto holandês da Red Bull Racing, Max Verstappen, celebra com a sua equipa
O piloto holandês da Red Bull Racing, Max Verstappen, celebra com a sua equipaAndrej ISAKOVIC / AFP
Max Verstappen deixou clara a opinião quanto às ações de George Russel que o levaram a perder a pole position, depois de vencer um caótico GP do Catar, este domingo.

O recém-coroado tetracampeão mundial disse que se sentiu "surpreendido e desiludido" com a tentativa do piloto da Mercedes o ver penalizado após um incidente durante a qualificação no Circuito Internacional de Losail, no sábado.

"Fiquei surpreendido e desiludido na sala dos comissários. Já lá estive muitas vezes, claro, mas nunca tinha visto alguém a tentar lixar outra pessoa de forma tão dura", disse Verstappen

Falando aos jornalistas depois de vencer a corrida de domingo, Verstappen explicou que tentou "ser simpático" ao abrandar a velocidade na volta de qualificação e que não fez nada deliberadamente para perturbar Russell. Os dois tinham uma boa relação até este incidente, que Verstappen deixou claro ter mudado a sua opinião.

"Estava apenas a tentar ser simpático e talvez não seja essa a forma de agir. Mas já não me surpreendo com nada neste negócio", atirou.

Russell queixou-se de que a condução de Verstappen tinha sido perigosa no sábado, quando o neerlandês abrandou à sua frente, levando-o a tomar medidas evasivas. O resultado da reclamação foi uma investigação dos comissários que acabou por retirar a pole a Verstappen. Mas o piloto da Mercedes não conseguiu tirar partido da posição no início da corrida, quando um Verstappen determinado fez um arranque fulgurante e depois conquistou uma vitória sem falhas.

O engenheiro de corrida de Max, Gianpiero Lambiase, referiu-se à decisão dos comissários e à penalização durante a volta de abrandamento de Verstappen após a vitória.

"O karma é uma coisa maravilhosa. Definitivamente, não conduziste desnecessariamente devagar hoje. Ótimo trabalho", atirou no rádio.

O piloto neerlandês respondeu elogiando a equipa da Red Bull.

"Simplesmente fantástico, malta. Sim, sim, sim. Que corrida inacreditável mais uma vez. Foi muito divertido!", disse.

Depois de terminar em oitavo no sprint de sábado, Super Max e a Red Bull fizeram uma reviravolta espetacular para vencer no domingo, conquistando a nona vitória da época.

"Foi uma corrida muito boa. Claro que ontem (sábado), na qualificação, o carro estava muito melhor e hoje o primeiro stint foi muito, muito rápido. O Lando e eu estivemos sempre a 1,8 segundos um do outro, a pressionarmo-nos mutuamente e, sinceramente, foi muito divertido. Esta pista tem muita aderência e este ano os pneus aguentaram-se. Andámos muito no primeiro stint. Depois disso, houve alguns safety car que foram resolvidos, mas estou muito contente", indicou.

"Já há algum tempo que não era tão competitivo em pista sec e estou muito orgulhoso de todos os membros da equipa por terem conseguido dar a volta à situação no espaço de um dia. Por isso, eles também merecem esta vitória", acrescentou.