Mais

Kalle Rovanperä assume liderança no primeiro dia do Rali do Paraguai

Rovanperä reina no Rali do Paraguai
Rovanperä reina no Rali do ParaguaiLUIS ROBAYO / AFP

O mais do que comprovado piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota) assumiu a liderança do Rali do Paraguai, 10.ª jornada das 14 do Mundial WRC, após a conclusão do primeiro dia de competição, esta sexta-feira.

No final da oitava especial, o bicampeão mundial (2022 e 2023) liderava com 7,1 segundos de vantagem sobre o francês Adrien Fourmaux e 7,6 segundos sobre o estónio Ott Tänak, ambos ao volante de Hyundai.

Nesta primeira edição do Rali do Paraguai, os pilotos encontraram troços complicados e saltos espetaculares que chegaram a causar danos em alguns carros.

Depois de vencer em casa no início de agosto, Rovanperä teve uma sexta-feira sem sobressaltos e fechou a jornada na liderança com uma vantagem mínima. No entanto, nada está definido: o percurso promete ser uma dura prova para máquinas e pilotos.

O francês Sébastien Ogier (Toyota) sabe bem disso: um furo no início da jornada custou-lhe mais de 30 segundos. Ainda assim, venceu quatro das oito especiais do dia e está em quarto na geral, a mais de 17 segundos do líder finlandês.

Apesar do contratempo, Ogier recuperou cerca de 20 segundos em relação ao seu companheiro de equipa e continua plenamente na luta pela vitória.

Furo de Fourmaux

O outro francês, Adrien Fourmaux, autor dos dois melhores tempos do dia, também sofreu um furo durante a tarde e teve de ceder a liderança que mantinha até ao meio-dia.

O britânico Elfyn Evans, líder do Campeonato do Mundo, teve um dia sem sobressaltos, mas abrir a estrada saiu-lhe caro: cedeu 21 segundos para Rovanperä e terminou em quinto.

O galês leva vantagem sobre o atual campeão mundial, Thierry Neuville (Hyundai), que perdeu tempo logo no início devido a um problema de direção no seu i20 e agora está a 25 segundos de Rovanperä.

O programa da segunda jornada do rali, que será disputada no sábado, contempla sete especiais com um total de 113,6 quilómetros.

Classificação após a ES8

1. Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (FIN/Toyota) 1:16:13.3

2. Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (FRA/Hyundai) +7,1

3. Ott Tänak/Martin Järveoja (EST/Hyundai) +7,6

4. Sébastien Ogier/Vincent Landais (FRA/Toyota) +17,8

5. Elfyn Evans/Scott Martin (GBR/Toyota) +21,1

6. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (BEL/Hyundai) +25,7

Vencedores das especiais

Sébastien Ogier (ES3, ES5, ES7, ES8), Adrien Fourmaux (ES2, ES4), Kalle Rovanperä (ES1), Ott Tänak (ES6)