Que a McLaren vai estar nas posições cimeiras este fim de semana não é uma novidade, e o piloto britânico esteve presente para o provar na primeira sessão de sexta-feira. Ainda sem pontos em jogo, o segundo na classificação geral, com o australiano à sua frente e Max Verstappen a seguir-lhe as pisadas, arrancou a um ritmo muito bom.
O grande dominador da segunda sessão foi Oscar Piastri, companheiro de equipa de Norris, com um fantástico 1:12.760. Por seu lado, Norris ficou no quarto posto, e tanto Russell como Verstappen completaram um pódio intangível e mais simbólico. Ao contrário do que aconteceu no início do dia, não houve sinal de Hamilton, que se mostrava frustrado após o 11.º posto.
Charles Leclerc, quinto, também procura um bom fim de semana para, pelo menos, se estabelecer entre os cinco primeiros da classificação. Kimi Antonelli, em sexto, e Isack Hadjar, em nono, fazem parte de um interessante grupo de underdogs que podem conquistar alguns pontos.
Nem Fernando Alonso nem Carlos Sainz, que tentaram evoluir no segundo treino, tiveram um bom desempenho. O primeiro passou de 13.º para sétimo e o piloto de Madrid estagnou (de 15º para 14º). Este último tem como objetivo o terminar nos pontos pela quinta vez consecutiva, numa pista que lhe é habitualmente favorável neste aspeto.