Mais

Fórmula 1: Max Verstappen admite que "a oportunidade está lá" para conquistar o quinto título

Max Verstappen ergue o troféu no pódio após vencer o Grande Prémio dos Estados Unidos
Max Verstappen ergue o troféu no pódio após vencer o Grande Prémio dos Estados UnidosJim WATSON / AFP

Max Verstappen deixou claro que está determinado a alcançar um espetacular quinto título mundial, depois de somar a sua terceira vitória em quatro corridas com uma exibição de mestre no escaldante Grande Prémio dos Estados Unidos deste domingo.

Após várias semanas a evitar comentários diretos sobre o campeonato, o tetracampeão da Red Bull afirmou estar convencido de que agora tem uma verdadeira oportunidade de roubar o título das mãos dos pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris.

Com a diferença para Piastri reduzida para 40 pontos e ainda cinco Grandes Prémios por disputar, incluindo mais duas corridas sprint, um confiante Verstappen apelou à Red Bull para manter o ritmo.

"Sim, sem dúvida, a oportunidade está lá," afirmou. "Só temos de continuar a fazer o nosso trabalho até ao fim. Vamos tentar tudo o que pudermos."

Depois de vencer tanto a sprint de sábado como a corrida principal de domingo, Verstappen soma agora 306 pontos na luta pelo título, ocupando o terceiro lugar, com Piastri na liderança com 346 pontos e Norris com 332.

A McLaren já garantiu o título de construtores pela segunda época consecutiva, mas tem-se concentrado na preparação para 2026 e deixou de introduzir atualizações no carro este ano – o que tem deixado os seus pilotos sob pressão para manterem as aspirações ao título vivas.

O piloto neerlandês, de 28 anos, já arrecadou 119 pontos em 135 possíveis nas últimas cinco fins de semana de Grandes Prémios – uma sequência que coincidiu também com melhorias de forma tanto da Mercedes como da Ferrari.

Verstappen acrescentou: "Foi um fim de semana inacreditável para nós. Sabia que a corrida não ia ser nada fácil e, se olharmos para toda a prova, o ritmo entre mim e o Lando esteve sempre muito próximo. Consegui abrir uma pequena vantagem e foi isso que mantivemos até ao final."

Acrescentou ainda: "Estou incrivelmente orgulhoso de todos por termos conseguido um fim de semana assim e agora só temos de continuar com este ímpeto."

A recuperação de Verstappen nesta fase final da época faz recordar a temporada de 2007, quando Kimi Raikkonen, da Ferrari, chegou à última corrida no Brasil atrás dos dois pilotos da McLaren, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, mas acabou por se sagrar campeão.