Mais

Fórmula 1: Verstappen soma e segue nos EUA e conquista pole, Norris e Leclerc na luta

Verstappen, grande dominador do fim de semana em Austin
Verstappen, grande dominador do fim de semana em AustinRONALDO SCHEMIDT/AFP

Max Verstappen vai partir da pole position no Grande Prémio dos Estados Unidos, que se disputa em Austin, estado do Texas. O tetracampeão mundial, que já tinha vencido a corrida sprint horas antes, voltou a demonstrar a sua superioridade na qualificação para a corrida principal. Depois do acidente com o colega de equipa Piastri no sprint, Lando Norris conseguiu alcançar o segundo lugar, seguido por Leclerc.

Q1: Acidente de Hadjar

A primeira sessão ficou marcada pelo forte acidente de Hadjar, que ficou naturalmente fora de combate. Mas também pela presença invulgar dos dois McLaren na zona intermédia, em 11.º e 12.º. Verstappen não escondeu nada e foi o mais rápido.

Alonso e Sainz, com apenas uma tentativa e utilizando apenas um pneu, passaram sem dificuldades para uma Q2 da qual ficaram excluídos os seus companheiros de equipa, Stroll, que vai partir em último devido à penalização de cinco lugares por provocar um acidente no sprint, e Albon, a quem foi retirado o melhor tempo por exceder os limites da pista.

Eliminados, além de Hadjar, ficaram Bortoleto, Ocon, Stroll, Albon. 

Q2: Verstappen, com facilidade

Verstappen não quis arriscar na última tentativa e conseguiu marcar um excelente tempo, tal como Leclerc, Norris e Hamilton, para garantir tranquilidade. Os restantes tiveram de forçar um pouco mais para assegurar a presença na luta final. Ainda assim, o neerlandês foi o mais rápido e o único que se atreveu a ficar na garagem e não gastar pneus enquanto os outros pilotos saíram para a pista, embora muitos tenham abortado a volta rápida ao perceberem que já estavam qualificados.

Ficaram eliminados Hulkenberg, Lawson, Tsunoda e os dois Alpine, de Gasly e Colapinto.

Q3: E a pole vai para...

Na primeira tentativa de cada um dos 10 candidatos, Verstappen mostrou uma forma invejável e registou o melhor tempo. Superou Norris, segundo, por mais de três décimos. O mais marcante antes do duelo final foi o pião de 360 graus de Leclerc com o seu Ferrari.

E ali, nesse último assalto, o melhor, aquele que conquistou a pole position, sem surpresa, foi o piloto da Red Bull. E isso que ficou sem poder fazer a segunda tentativa devido a um erro de cálculo da equipa. Não fez diferença, a sua superioridade foi tal que ninguém conseguiu batê-lo. Norris vai acompanhá-lo na primeira linha da grelha, com Piastri distante, em sexto. Há Mundial em jogo.