Mais

Fórmula 1: Norris elogia Verstappen após o "merecido" título do neerlandês

Lando Norris conversa com Max Verstappen
Lando Norris conversa com Max VerstappenGongora / NurPhoto via AFP
Lando Norris bateu palmas e felicitou Max Verstappen do cockpit do seu carro McLaren depois de o neerlandês ter conquistado o seu quarto título mundial de pilotos consecutivo ao terminar em quinto lugar no Grande Prémio de Las Vegas.

Os dois, rivais na pista e amigos fora dela, abraçaram-se e trocaram palavras mais tarde, após a vitória do piloto da Red Bull no campeonato, numa corrida ganha por George Russell à frente do companheiro de equipa da Mercedes, Lewis Hamilton.

"Parabéns a ele. Ele mereceu-o. Ele não errou um pé sequer durante todo o ano. Essa é a sua força. Ele não tem pontos negativos. Não há nada de negativo nele. Quando ele teve o carro mais rápido, dominou as corridas. Quando não teve o carro mais rápido, esteve mesmo atrás de nós e quase ganhou corridas", disse Norris.

Norris admitiu que tanto ele como a McLaren cometeram erros que se revelaram dispendiosos e disse que lhes faltava experiência.

"Parte disso é experiência. Acho que ele (Verstappen) ainda teve uma temporada relativamente fácil. Acho que se tivéssemos um carro melhor no início do ano, teríamos lutado muito mais com ele. Ele teria estado sob muito mais pressão do que alguma vez esteve. Assim que o apanhámos, ele cometeu erros".

Norris, que venceu três corridas neste período para irritar Verstappen, disse que os erros da Red Bull não foram tão caros em comparação.

"A equipa cometeu erros, mas ao longo da época foram muito poucos em termos do que ele fez e é isso que o torna tão bom. Ele não teve uma má qualificação nem uma má corrida. Acho que a sua pior corrida foi provavelmente Budapeste? Mesmo assim, ele terminou em quinto. Ele tira sempre tudo do carro. É sempre impressionante de ver. Há sempre coisas para aprender", disse o britânico de 25 anos.

Norris disse que, após um desempenho repleto de erros em São Paulo - um forte contraste com a excelente vitória de Verstappen - suas esperanças de título eram escassas.

No entanto, ele acredita que aprendeu lições que o beneficiarão para o desafio do título do próximo ano.

"Dizer parabéns não faz mal, mas sabendo que o campeonato está 100% terminado, temos sempre um pouco de esperança dentro de nós. Ele teve uma temporada inacreditável e, com o carro mais rápido, dominou e, quando não dominou, ainda estava lá e sempre nos meus calcanhares. Ele dificultou-me a vida, mas nós também lhe dificultámos a vida por vezes, tenho a certeza, mas ele teve uma época melhor", disse ele.