A posição na grelha do piloto francês é a melhor da temporada para a equipa Alpine, e segue-se ao seu notável primeiro lugar no pódio na corrida anterior no Brasil.
Pierre Gasly vai arrancar à frente dos quatro primeiros pilotos, incluindo o líder indiscutível do Campeonato do Mundo, Max Verstappen, e o candidato ao título, Lando Norris.
Os únicos carros à sua frente são o Mercedes de George Russell e o Ferrari de Carlos Sainz Jr, sexto e quinto, respetivamente, no campeonato.
"Acho que sabemos qual é o nosso objetivo. Estamos a lutar contra a Haas e a AlphaTauri (RB, propriedade da Red Bull) no campeonato de construtores. Obviamente, o que aconteceu na qualificação foi incrível. É bom estar à frente do Max, dos McLarens e de todos eles. Mas, no final do dia, não é a nossa batalha", disse Gasly aos jornalistas.
A Alpine está em sexto lugar na classificação geral, uma posição que assumiu depois de ter ganho muitos pontos no Brasil, o que lhe permitiu sair do nono lugar, mas está apenas a três pontos da Haas e a cinco da RB.
Para a Haas, Nico Hulkenberg qualificou-se em nono, enquanto Yuki Tsunoda, da RB, vai largar em sétimo. O companheiro de equipa francês de Gasly, Esteban Ocon, segundo no Brasil, qualificou-se em 11.º.
"Obviamente, é apenas uma qualificação, mas penso que é provavelmente a primeira vez que me qualifico entre os três primeiros. E sinto que é uma qualificação especial", disse Gasly, que venceu o Grande Prémio de Itália de 2020 com a AlphaTauri a partir da 10.ª posição da grelha.
No Bahrain, no início da temporada em março, os pilotos alpinos ocuparam a última linha.
Gasly foi também o último da grelha na Grã-Bretanha, partiu das boxes na Hungria em julho e foi desclassificado da qualificação no Azerbaijão, mas a equipa tem vindo a melhorar desde então.
"Ele esteve feliz todo o fim de semana", disse o chefe de equipa da Alpine, Oliver Oakes, que assumiu o comando em agosto.
"Penso que desde Austin (no mês passado) se tem visto todos os fins-de-semana que estamos a melhorar com esta atualização. Há um pouco de ajuste. O Pierre está a conduzir bem, podemos ver isso, ele está a fazer tudo em conjunto".