Piastri tomou a liderança do campeonato do britânico ao vencer na Arábia Saudita, e o segundo fim de semana de sprint da temporada dá ao australiano a oportunidade de aumentar a diferença de 10 pontos.
O inflexível piloto de 24 anos, agora o favorito ao título nas casas de apostas, leva o ímpeto para o complexo do Hard Rock Stadium, enquanto persegue a terceira vitória consecutiva e a quarta da época em seis corridas.
A atitude segura de Piastri, em comparação com o hábito de Norris de se autocriticar abertamente, convenceu vários veteranos da F1 de que ele está pronto para descolar.
"Ele (Piastri) é, sem dúvida, um futuro campeão mundial", disse o campeão australiano de 1980, Alan Jones, à Fox Sports esta semana.
"Ele pode fazer isso este ano, sem dúvida. No final do dia, o seu colega de equipa é fraco. O seu colega de equipa é bastante rápido, não há dúvida sobre isso. Mas mentalmente, acho que ele é uma pessoa bastante fraca. Ele está a dizer todos estes disparates de que tem um problema mental, que está a pensar em alguns dos problemas que teve em vez dos aspetos positivos. Quando começam a dizer todos esses disparates, sabemos que os apanhámos", acrescentou.
Norris tem os seus apoiantes, aqueles que vêem a sua abertura como um ponto forte, mas também precisa de se reafirmar depois de uma série recente de contratempos.
A quente e húmida Miami, onde triunfou a partir do quinto lugar da grelha no ano passado, seria um local tão bom como qualquer outro para recuperar.
"Tenho confiança. O ritmo está lá. Tornei a minha vida demasiado difícil no sábado", disse o britânico, depois de terminar em quarto lugar na Arábia Saudita.
"Tenho de trabalhar nos meus sábados e, se trabalhar nos meus sábados, estou bastante confiante de que posso voltar a estar onde estava", acrescentou.
O sábado, desta vez, será um dia de pagamento de pontos, com o sprint de 100 km valendo oito para o vencedor, mas a McLaren não pode assumir que a disputa pela vitória será entre os seus pilotos.
O atual campeão da Red Bull, Max Verstappen, é bicampeão em Miami, fez a pole no ano passado e ainda está a apenas 12 pontos de Piastri, depois de vencer no Japão e terminar em segundo lugar em Jeddah.
Depois de perder uma batalha na primeira curva com Piastri em Jeddah, vai querer voltar forte.
Lewis Hamilton, da Ferrari, venceu o único outro sprint desta época, na China, em março, com Piastri em segundo e Norris em oitavo. O australiano venceu a corrida principal a partir da pole position numa dobradinha da McLaren no domingo.
Hamilton tem-se debatido desde a primeira vitória com o fato da Ferrari e o sete vezes campeão do mundo mostrou-se desanimado depois de Jeddah, sugerindo que "vai ser doloroso" para o resto do ano.
No entanto, o chefe de equipa Fred Vasseur disse que a Ferrari tinha visto "bons progressos" nas duas últimas corridas e que tinha estado a trabalhar arduamente no simulador para se preparar.
Os seis pilotos que iniciaram a sua primeira época completa em março vão todos conduzir em Miami pela primeira vez, com Jack Doohan da Alpine, Gabriel Bortoleto da Sauber e Liam Lawson da Racing Bulls a procurarem os seus primeiros pontos da campanha.