Em Umea (norte da Suécia), o vice-campeão do mundo conquistou a décima vitória da sua carreira na categoria rainha, após uma grande batalha com o seu companheiro de equipa japonês Takamoto Katsuta (Toyota), a quem acabou por superar por apenas 3,8 segundos. O campeão do mundo belga Thierry Neuville (Hyundai) completou o pódio.
Segundo classificado no final de janeiro, na prova inaugural da época, o Rallye Monte-Carlo ganho pelo francês Sébastien Ogier (Toyota), ausente na Suécia, Evans assumiu a liderança do campeonato de pilotos após o seu "hat-trick" (35 pontos) na Suécia (vitória, primeira no domingo e Power Stage, a última especial).
Tem agora 28 pontos de vantagem sobre o francês, 30 sobre o seu companheiro de equipa finlandês Kalle Rovanperä, que só terminou em quinto na Suécia, e 32 sobre Neuville.
Evans já aumentou a sua vantagem sobre os que o perseguem e também ajudou a Toyota a duplicar a sua vantagem sobre a Hyundai na classificação dos construtores.
"Foi um grande fim de semana, um grande resultado. Estamos apenas no início da época, mas teria sido difícil esperar mais", disse o galês.
Rovanperä em apuros
A vitória no único rali de neve da época foi bem merecida para o galês, que controlou o fim de semana do princípio ao fim. Assumiu a liderança na quinta-feira à noite e só a abandonou após três etapas.
Na liderança no domingo de manhã, Evans não cedeu à pressão após a primeira especial do dia, quando cedeu 7,5 segundos a Katsuta, que provisoriamente ficou em primeiro lugar. O galês respondeu imediatamente na SS17 para recuperar uma vantagem de mais de três segundos sobre o piloto japonês, antes de vencer a Power Stage.
Rovanperä, um bicampeão mundial (2022, 2023) que regressa a tempo inteiro após uma época parcial em 2024, teve dificuldades apesar de ser o favorito para o evento. Depois de ter terminado em quarto lugar em Monte-Carlo, terminou apenas em quinto na Suécia, com mais de 30 segundos de atraso.
"É uma desilusão, gostaria de ter lutado na frente. O nosso início de época tem sido um pouco dececionante, mas espero que as coisas corram melhor na gravilha no próximo rali", disse o finlandês.
Um dia depois de se ter retirado do rali na sequência de um despiste, o francês Adrien Fourmaux (Hyundai) evitou por pouco um final com zero pontos ao marcar um ponto na Power Stage. O nortenho desce para 7.º no campeonato. A terceira ronda da temporada, o Safari Rally, tem lugar no Quénia dentro de um mês, de 20 a 23 de março.