Mais

WRC: Ainda na corrida, Sébastien Ogier vai dar tudo na Finlândia

Sébastien Ogier em junho
Sébastien Ogier em junhoNIKOS KATIKIS / Nikos Katikis / DPPI via AFP

Depois de ter falhado o Rali da Estónia há duas semanas, o octacampeão do mundo francês Sébastien Ogier (Toyota) estará de volta à Finlândia este fim de semana, onde procurará continuar a sua notável temporada.

Com três vitórias e dois segundos lugares, o piloto de Gap, de 41 anos, tem estado muito sólido desde o início do ano, ao ponto de ainda estar em posição de lutar pelo título mundial contra pilotos que disputaram mais três corridas do que ele.

Ogier está a apenas 20 e 21 pontos, respetivamente, do britânico Elfyn Evans (Toyota) e do estónio Ott Tänak (Hyundai), que assumiu o controlo do campeonato depois de terminar em segundo lugar em casa, atrás do sueco Oliver Solberg (Toyota).

Ogier, que venceu na Finlândia no ano passado, está confiante noutro bom resultado se quiser continuar a ser um desmancha-prazeres na classificação dos pilotos e ajudar a Toyota a manter o título de construtores.

"Vamos tentar divertir-nos nas magníficas estradas finlandesas e obter um bom resultado no evento caseiro da equipa. Será o meu primeiro rali realmente rápido este ano, mas até agora temos tido algumas boas prestações na gravilha," disse o francês.

O seu companheiro de equipa Evans terá de reagir se quiser continuar a sonhar com o primeiro título mundial aos 36 anos, depois de ter sido vice-campeão por quatro vezes. Subindo ao pódio nos quatro primeiros ralis da época, com duas vitórias, o galês perdeu claramente terreno desde então, ao ponto de a sua confortável vantagem na liderança do campeonato se ter evaporado.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota), que está a apenas três pontos de Ogier e a 25 de Tänak, vai tentar brilhar em casa para se colocar de novo na luta pelo terceiro título.

Tänak, que roubou a liderança do campeonato a Evans por apenas um ponto, vai querer continuar a sua boa forma. Com uma vitória e três segundos lugares nas últimas quatro corridas, o estónio está em boa forma e será o homem a bater nas exigentes pistas finlandesas.

O atual campeão do mundo belga Thierry Neuville (Hyundai), que nunca terminou melhor do que o terceiro lugar esta época, terá de melhorar o seu jogo se quiser ter alguma esperança de manter o título, uma vez que já está a quase 50 pontos de distância.

O programa do Rali da Finlândia, a 9.ª das 14 etapas da temporada, que começa na quinta-feira à noite, inclui nada menos que 20 provas especiais, num total de 307,22 quilómetros cronometrados.