Mais

WRC: Rovanperä vence o Rali da Finlândia e a luta pelo Mundial fica mais intensa

Rovanperä na Finlândia
Rovanperä na FinlândiaNikos Katikis / Nikos Katikis / DPPI via AFP

Em casa, Kalle Rovanperä (Toyota) venceu este domingo o Rali da Finlândia, 9.ª prova do Campeonato do Mundo WRC, um resultado que lhe permite entrar de vez na luta pelo Mundial, a apenas três pontos do novo líder, o britânico Elfyn Evans.

O natural de Jyväskylä, cidade no qual se disputa esta tradicional prova do calendário de ralis, impôs-se pela primeira vez diante do seu público, à frente de outros dois pilotos da Toyota, o japonês Takamoto Katsuta e o francês Sébastien Ogier.

Outro piloto da equipa japonesa, o britânico Evans, ficou em quarto e tornou-se o novo líder do campeonato, com 176 pontos, três a mais do que Rovanperä, campeão do mundo em 2022 e 2023.

Ogier, oito vezes campeão do mundo, ficou a 13 pontos.

O até então líder, o estónio Ott Tänak (Hyundai), teve um rali para esquecer: perdeu toda a esperança de vitória na prova no sábado, depois de ter recebido uma penalização de cinco minutos por ter saído da zona de controlo antes de estar autorizado a fazê-lo, e chegou a lesionar um membro da Federação Internacional do Automóvel (FIA), pelo que foi punido com 35 pontos no Mundial e agora cai para a quarta posição, com os mesmos pontos que Ogier.

Já o belga Thierry Neuville (Hyundai) vê as suas hipóteses de revalidar a coroa conquistada no ano passado desaparecerem ao terminar em sexto na Finlândia.

A próxima prova do campeonato será disputada no Paraguai, de 28 a 31 de agosto.