O francês ultrapassou o britânico Elfyn Evans, que chegou ao Japão com 13 pontos de vantagem no campeonato, e o seu sucesso no Japão significa que pode reduzir a diferença para 3 pontos antes do Rali da Arábia Saudita, no final do mês.
A Toyota fez um hat-trick em casa com três carros nos três primeiros lugares, Ogier e Evans à frente da jovem esperança finlandesa Sami Pajari, que terminou no pódio pela primeira vez num rali da categoria rainha.
Ogier obteve o máximo de pontos possíveis: 25 pela sua vitória na geral, 5 por ter sido o mais rápido apenas no domingo e outros 5 pela sua vitória na última etapa, a Power Stage, onde ficou apenas um décimo de segundo à frente de Evans .
A chuva fez a sua aparição no domingo, após três dias de bom tempo outonal que transformou o asfalto japonês numa pista de gelo.
A principal vítima foi o francês Adrien Fourmaux, que saiu da estrada na 15.ª etapa especial. Fez uma corrida relâmpago através de um bosque antes de regressar à estrada, mas no processo deixou todo o lado direito do seu Hyundai, incluindo a porta.
O seu abandono permitiu a Pajari, de 23 anos, conquistar o terceiro lugar e o seu primeiro pódio no WRC1, disciplina em que compete pela primeira vez numa época completa.
Os concorrentes do WRC vão encontrar-se de 25 a 29 de novembro na Arábia Saudita, que acolhe pela primeira vez uma prova do Campeonato do Mundo WRC. Para além de Ogier e Evans, o finlandês Kalle Rovanperä, que deixará os ralis no próximo ano para se dedicar aos monolugares, tem ainda uma hipótese matemática de conquistar o terceiro título, a 24 pontos de Evans.
