"Devido às previsíveis condições de calor elevado, que podem representar um risco para a saúde e segurança dos atletas, todas as provas de estrada nos três primeiros dias dos Mundiais Tóquio-2025 vão começar 30 minutos antes do previsto", anunciou a World Athletics, em comunicado.
Esta alteração vai antecipar o arranque dos 35 quilómetros marcha, prova inaugural dos campeonatos, que vai contar com os portugueses João Vieira e Joana Pontes, marcada inicialmente para sábado, às 08:00 locais (00:00 em Lisboa), para as 07:30 (23:30 de sexta-feira).
Para a mesma hora ficou o início das maratonas, feminina, no domingo, com Susana Santos, Solange Jesus e Salomé Rocha, e masculina, na segunda-feira, com Rui Pinto.
"O horário de início destas provas considerava as condições climáticas, os aspetos operacionais e a maximização do público. No entanto, e apesar de os Campeonatos do Mundo estarem programados para meados de setembro, quando se esperava que as temperaturas fossem mais baixas do que no verão em Tóquio, os níveis deste ano permanecem os mesmos dessa altura", acrescentou a organização.
Reiterando a priorização da saúde e segurança dos atletas, a World Athletics e o comité organizador local confirmam a inalteração dos horários das competições na pista do Estádio Nacional do Japão, em Tóquio, nestes três dias.
A 20.ª edição dos Mundiais de atletismo vai ser disputada entre sábado e 21 de setembro, com a presença da maior delegação portuguesa de sempre, com 32 atletas.