Mais

Mundiais de Canoagem: K4 500 metros masculino junta ouro europeu ao mundial

Portugal em grande destaque nos Mundiais
Portugal em grande destaque nos MundiaisFederação Portuguesa de Canoagem
Os canoístas Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha completaram uma época perfeita ao juntar o título europeu ao mundial conquistado esta sexta-feira em Milão, no olímpico K4 500 metros.

A largar na pista seis, uma das três centrais, em virtude de terem garantido o apuramento direto para a regata das medalhas, o quarteto que em junho surpreendeu ao ser campeão da Europa na prova rainha de equipas, cortou a meta em 1.18,93 minutos, superando a poderosa Hungria por cinco centésimos de segundo e a Espanha por 40.

A tripulação que apenas este ano se estreou em conjunto, numa disciplina em que Portugal não esteve nos Jogos de Paris-2024, na altura com outra composição, é composta por duas duplas de luxo, de diferentes gerações.

Os olímpicos João Ribeiro e Messias Baptista são os atuais campeões do Mundo de K2 500 metros, cetro conquistado em 2023 na Alemanha e que vão tentar revalidar no domingo.

Os jovens Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, em estreia em mundiais absolutos, têm o ouro mundial sub-23 também em K2 500, conquistado em julho em Montemor-o-Velho.

Na outra final do dia, na C2 500 metros, as jovens Beatriz Fernandes e Inês Penetra foram nonas, depois de terem conseguido presença inédita das canoas portuguesas em finais de mundiais absolutos.

Esta é a primeira medalha de Portugal nos Mundiais de Milão, nos quais Fernando Pimenta também defende o ouro em K1 1.000.


Menções