Mundiais de ciclismo: João Martins 24.º classificado na corrida de eliminação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundiais de ciclismo: João Martins 24.º classificado na corrida de eliminação

Aos 19 anos, o jovem luso estreou-se em Mundiais de elite e logo com um "batismo de fogo", ao ser o primeiro a ser eliminado
Aos 19 anos, o jovem luso estreou-se em Mundiais de elite e logo com um "batismo de fogo", ao ser o primeiro a ser eliminadoFPC
O ciclista português João Martins foi esta segunda-feira 24.º e último na corrida de eliminação nos Mundiais de ciclismo, na pista em Glasgow, após uma “falta de concentração” que o afastou de melhor sorte na estreia.

Aos 19 anos, o jovem luso estreou-se em Mundiais de elite e logo com um "batismo de fogo", ao ser o primeiro a ser eliminado quando parecia não se dar conta de que era a volta decisiva para afastar o último a passar na meta.

Pouco antes, a primeira de duas quedas da prova tinha neutralizado a corrida, que prosseguiu mais tarde até coroar o britânico Ethan Vernon, bronze em 2022, como novo campeão do mundo da disciplina. O canadiano Dylan Bibic, de apenas 20 anos, foi segundo, enquanto o italiano Elia Viviani, que era o bicampeão em título, foi terceiro.

“A saída do João não aconteceu por falta de capacidade motora. Foi falta de concentração. Fisicamente tinha condições para permanecer mais tempo em prova”, destacou o selecionador de pista, Gabriel Mendes, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Ainda na pista, mas no paraciclismo, Telmo Pinão fechou o omnium com o 14.º lugar final, entre 16 participantes, após ser o 15.º na prova de um quilómetro em contrarrelógio, na classe C2. A prova foi dominada, sem surpresa, pelo francês Alexandre Leauté, grande favorito, com o japonês Shota Kawamoto na prata e o também gaulês Florian Chapéu no bronze.

“O balanço global que faço destes dias é extremamente positivo, porque a evolução do desempenho relativamente ao ano passado foi muito grande”, destacou Pinão.