Mais

Mundiais de Judo: "Deu para perceber que estou no sítio certo", diz João Fernando

João Fernando sai dos Mundiais com duas vitórias
João Fernando sai dos Mundiais com duas vitóriasIJF
O judoca João Fernando considerou esta segunda-feira que, “embora o resultado não saiba a nada”, teve um dos melhores desempenhos em Mundiais e, enquanto puder, vai conciliar a prática do judo com a aposta em ser piloto de aviação.

Nunca fui muito feliz no mundial, acho que foi a minha melhor prestação. O balanço que faço é o de que estou entre os melhores, independentemente do resultado, seja nono, sétimo, 11º, o que for. O judo que demonstrei, com os atletas com quem lutei, deu para perceber que estou no sítio certo”, referiu no final o judoca.

João Fernando sai dos Mundiais depois de duas vitórias, com o húngaro Atila Ungvari e com o tajique Somon Makhmadbekov, que era primeiro cabeça de série em -81 kg, e uma derrota, nos oitavos de final, com Nugzari Tatalashvili, dos Emirados Árabes Unidos.

É uma categoria, quer dizer, acho que neste momento todas as categorias são muito disputadas, não há combates fáceis, portanto acho que, embora o resultado não saiba a nada, a absolutamente nada, a prestação não foi nula”, acrescentou.

A presença do judoca do projeto olímpico em Budapeste segue-se à participação nos Europeus em Podgorica, em abril, com João Fernando a dividir atualmente o judo com a aposta no curso de piloto de aviação comercial.

É um dos meus sonhos (…). Sou uma pessoa com muitas ambições, quer em termos académicos, como já correu bem (tem o curso de engenharia aeroespacial), em termos profissionais e em termos desportivos. Portanto, eu tento conciliar tudo da melhor maneira e fazer as coisas ao limite. Isto não só quer representar a seleção nacional, como um dia, quem sabe, a companhia de Bandeira. Ou seja, eu deixo-me guiar pela ambição, pelo sonho. E aquilo é o que me dedico, dou sempre o meu melhor. Portanto, enquanto puder fazer tudo, eu tento fazer tudo”, finalizou.

Portugal prossegue a participação nos Mundiais de judo na terça-feira, com Taís Pina a competir em -70 kg, e na quarta-feira, dia em que encerra a competição, com Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).


Menções