Oto não podia ter tido mais azar no sorteio da competição, em que se apresenta como 49.º do mundo em -73 kg, ao ter de lutar com o azeri Hidayat Heydarov (líder mundial e primeiro cabeça de série), o melhor judoca da atualidade nesta categoria, com ambos a defrontarem-se ao sexto combate do dia no tatami 1 da László Papp Arena.
Os dois judocas lutaram uma única vez, nos Europeus de 2024, em Zagreb, onde, como expectável, Heydarov venceu nos oitavos de final do campeonato continental.
O judoca azeri apresenta-se em Budapeste como o grande favorito a revalidar o título mundial, que conquistou em 2024, em Abu Dhabi, ainda antes de também se sagrar nesse mesmo ano campeão olímpico em Paris-2024.
No currículo, Heydarov, de 27 anos, contabiliza mais três bronzes em Mundiais, quatro títulos europeus, acrescidos de uma medalha de prata e outra de bronze, e 16 medalhas entre Masters, Grand Slam e Grand Prix do circuito internacional.
Em contraponto, Kvantidze, de 21 anos, está no início do caminho entre a elite do judo mundial, num ano em que o judoca do Sporting conquistou um importante quinto lugar no Grand Slam de Paris e um bronze no Open Europeu de Varsóvia, ambos em fevereiro.
A entrada do judoca dos Mundiais eleva este domingo para três a participação lusa, após as eliminações de Catarina Costa (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg) nos primeiros dois dias, e ainda antes da entrada em ação de João Fernando (-81 kg), na segunda-feira, Taís Pina (-70 kg), na terça-feira, e Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), na quarta-feira.