A judoca do Sport Algés e Dafundo teve um sorteio simpático, que lhe permite começar apenas nos 16 avos de final e diante de oponentes fora da zona de cabeças de série, com a neerlandesa De Voogd como 14.ª do mundo ou a austríaca Dengg como 43.ª.
Taís Pina, que é 20.ª do ranking mundial, tem histórico frente a Elena Dengg, com quem perdeu nos oitavos de final dos Mundiais de juniores de 2023, disputados em Odivelas, mas nunca lutou com a neerlandesa De Voogd.
Pina, uma jovem promessa do judo português, de 20 anos, chega aos Mundiais depois de já em abril deste ano ter lutado pelo bronze em -70 kg nos Europeus de Podgorica, nos quais terminou em quinto lugar.
A judoca foi a grande sensação no último ano, ao vencer o Grand Slam do Cazaquistão, em maio, já depois de ter sido segunda em Antalya, o que lhe deu pontos suficientes para competir nos Jogos Olímpicos Paris-2024.
Nos Mundiais de Budapeste, Taís Pina entra no penúltimo dia da participação portuguesa, antes de Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), medalhados olímpicos, competirem na quarta-feira.