Anunciada como a superestrela destes campeonatos, a nadadora de 18 anos, treinada pelo francês Frédéric Vergnoux, dominou a americana Alex Walsh (2:8,58 minutos) e a compatriota Mary-Sophie Harvey (2:9,15 minutos) em 2:6,69 minutos.
A chinesa Zidi Yu, de apenas 12 anos, terminou em quarto lugar na final, em 2:9,21 minutos, perto de uma medalha de bronze histórica.
McIntosh assumiu a liderança na prova de mariposa, a primeira das quatro provas de estilos, e aumentou constantemente a sua vantagem a partir daí. Ela já detinha o recorde mundial da distância (2:5,70 minutos), um tempo obtido em junho no Canadá.
No domingo, venceu também os 400 metros livres em Singapura. A sua vitória nos 200 metros medley individual eleva o seu recorde individual para seis títulos mundiais, aos quais se juntam as três medalhas de ouro olímpicas conquistadas em Paris no verão passado.
Antes da competição, McIntosh tinha como objetivo cinco títulos mundiais. Esta semana, Summer McIntosh também vai competir nos 400 metros medley, 200 metros mariposa e 800 metros livres, num duelo titânico com a americana Katie Ledecky, a rainha indiscutível da distância nos últimos 13 anos.