O central do Baggies não será convocado para a seleção depois de ter sofrido uma lesão no tendão durante a vitória por 2-0 sobre o Oxford United no Hawthorns, no dia 22 de fevereiro.
Com Alex Mowatt a dar à equipa de Tony Mowbray uma vantagem aos 11 minutos, Ajayi saiu lesionado aos 41', para a entrada do internacional jamaicano Mason Holgate.
"O Albion pode confirmar que Semi Ajayi vai estar afastado durante várias semanas depois de ter sofrido uma lesão no tendão", lê-se num comunicado do site do clube.
"O defesa-central saiu aos 41 minutos da vitória por 2-0 sobre o Oxford United, no passado fim de semana. Vai agora entrar num período de reabilitação e tem como objetivo regressar antes do final da época. Todos no clube desejam a Semi uma rápida recuperação", acrescentou a nota.
O técnico Eric Chelle quer vencer os dois próximos jogos para tentar salvar as esperanças do país de conseguir uma vaga no Mundial, que será coorganizado por Estados Unidos, Canadá e México.
As Super Águias estão atualmente em quinto lugar no Grupo C, com apenas três pontos conquistados em quatro jogos disputados.
Ajayi juntou-se ao West Bromwich oriundo do Rotherham United, em julho de 2019, por uma taxa não revelada, e fez 169 jogos na liga para os cinco vezes vencedores da FA Cup.
A lesão do defesa não é apenas um grande golpe para a Nigéria, mas também um revés significativo para a ambição do West Bromwich de garantir o regresso à Premier League inglesa.
"É uma deceção para ele, frustrante para ele e para nós", disse Mowbray à BBC Radio WM.
"Ele tem todas as qualidades para ser um jogador muito, muito talentoso e tem muita confiança na sua mobilidade para defender, o que nos permite jogar numa linha mais alta em alguns jogos recentemente e tentar manter o adversário longe da nossa baliza. Será uma perda, mas desejamos-lhe uma recuperação rápida e vamos continuar com os jogadores em forma. Desejamos a Semi uma recuperação rápida", acrescentou.