Mais

Mundial-2026: Selecionador da Escócia aponta à fase final com jogadores "lendários"

Steve Clarke, selecionador da Escócia
Steve Clarke, selecionador da EscóciaSRDJAN STEVANOVIC / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Steve Clarke afirma que os seus jogadores da Escócia já são "lendários" enquanto se prepara para um duelo decisivo contra a Dinamarca esta terça-feira, em que está em jogo a qualificação direta para o Mundial.

Acompanhe as incidências da partida

A seleção que lidera o Grupo C, Dinamarca, soma 11 pontos e tem uma vantagem de apenas um ponto sobre Escócia após cinco jornadas, antes do confronto decisivo em Glasgow.

Os dinamarqueses empataram de forma surpreendente 2-2 com Bielorrússia no sábado, enquanto a Escócia perdeu 3-2 na Grécia, o que significa que os homens de Clarke ainda podem terminar no topo do grupo e garantir um lugar no Mundial pela primeira vez desde 1998.

Um empate será suficiente para os dinamarqueses, que têm melhor diferença de golos, se qualificarem automaticamente para o torneio do próximo ano no Canadá, México e Estados Unidos. A equipa que terminar em segundo lugar no Grupo C terá de disputar os play-offs.

"Sempre pensámos, quando foi feito o sorteio, que se conseguíssemos chegar ao último jogo aqui em Hampden já seria um feito, porque teríamos de terminar acima do nosso estatuto de cabeça de série. Conseguimos isso. Fomos sorteados como equipa do pote três. Já estamos na segunda posição. Queremos ir mais além e terminar no topo do grupo" disse Clarke aos jornalistas na segunda-feira.

Clarke, que levou a Escócia, atualmente na 38.ª posição do ranking, às duas últimas edições do Campeonato da Europa, foi questionado se os seus jogadores tinham a oportunidade de se tornarem "lendários".

"Se olharmos para o que alcançámos nos últimos seis anos e meio, muitos destes jogadores já são, usando as tuas palavras, 'lendários', mas já ocupam lugares muito, muito altos no ranking do que conseguimos como país," afirmou.

Referiu ainda que algumas pessoas o alertaram de que o cargo seria um "presente envenenado".

"Olhei para o grupo de jogadores e disse: 'Vejo qualidade aqui, vejo um grupo de jogadores – estou ansioso por trabalhar com este grupo porque acredito que podemos alcançar grandes feitos'. Conseguimos isso. Agora temos mais uma grande oportunidade que podemos conquistar juntos", disse.

Clarke confirmou que o médio do Napoli, Billy Gilmour, vai falhar o jogo com a Dinamarca depois de também ter estado ausente na derrota na Grécia devido a uma lesão na virilha, segundo foi reportado.