Mais

Mundial de Clubes: Locais, cidades-sede e estádios

MetLife Stadium será o palco da final
MetLife Stadium será o palco da finalAFP
A responsabilidade de sediar a nova edição do Mundial de Clubes cabe aos Estados Unidos, onde 32 seleções das seis confederações continentais desembarcam em solo americano neste verão. No total, 12 sedes receberão 63 partidas ao longo do torneio, com a final marcada para o imponente Estádio MetLife no domingo, 13 de julho.

Mundial de Clubes: Locais, cidades-sede e estádios

Como futuros co-anfitriões do Mundial-2026, os EUA têm o privilégio de organizar o Campeonato do Mundo de Clubes deste verão. Após um longo processo de seleção, os 12 estádios anfitriões do torneio foram anunciados em setembro passado.

Neste artigo, apresentaremos uma visão geral detalhada de cada um desses 12 estádios de última geração. Para além de partilharmos informações básicas, como a data de abertura, a localização e a capacidade máxima do estádio, também exploraremos a sua história, finalidade e atuais inquilinos. Além disso, confirmaremos todos os jogos que serão realizados em cada arena neste verão.

O Estádio Hard Rock, na Flórida, será o palco do confronto de abertura do torneio, com o Inter Miami, vencedor do Supporters' Shield de 2024, a enfrentar o Al Ahly, atual campeão da Liga dos Campeões africana.

Data de início: sábado, 14 de junho

Data da final: Domingo, 13 de julho

Local: 11 cidades-sede nos Estados Unidos

Canais de TV/Streams: A DAZN é o transmissor internacional exclusivo do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025

Cidades-sede (estádios): Estádio Mercedes-Benz (Atlanta, Geórgia), Estádio TQL (Cincinnati, Ohio), Estádio Bank of America (Charlotte, Carolina do Norte), Estádio Rose Bowl (Los Angeles, Califórnia), Estádio Hard Rock (Miami, Flórida), GEODIS Park (Nashville, Tennessee), MetLife Stadium (Nova Jersey), Camping World Stadium (Orlando, Flórida), Inter&Co Stadium (Orlando, Flórida), Lincoln Financial Field (Filadélfia, Pensilvânia), Lumen Field (Seattle, Washington), Audi Field (Washington, D.C.)

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________

Cidades e estádios do Mundial de Clubes

Todos os 12 estádios do Mundial de Clubes receberão pelo menos um jogo da fase de grupos, sendo que algumas equipas jogarão no mesmo local em mais de uma ocasião.

Essa mistura eclética de locais - que variam em tamanho, idade e projeto arquitetónico - está situada em 10 estados diferentes, com a maioria concentrada na costa este do país. A Flórida é o único estado que abriga várias sedes, já que duas arenas em Orlando e uma em Miami fazem parte da lista.

A seguir, analisamos cada estádio em mais pormenor e confirmamos os respetivos calendários de jogos do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025.

Atalanta (Geórgia) - Estádio Mercedez-Benz 

O Estádio Mercedez-Benz, que substitui a antiga arena da cidade, fica no local antes ocupado pelo icónico Georgia Dome. Casa dos Atalanta Falcons, equipa da NFL, e dos Atlanta United, campeão da MLS Cup em 2018, o imponente estádio tem uma capacidade máxima de 75.000 espectadores.

Um teto retrátil de design intrincado é, sem dúvida, a característica mais reconhecível do estádio, criando a ilusão das asas de um pássaro que se expandem quando abertas. O Estádio Mercedez-Benz foi selecionado para acolher a Super Bowl LXII em 2028 e será também palco de vários jogos do Mundial-2026.

Estádio Mercedes-Benz - Calendário dos jogos do Mundial de Clubes

Jogo 1: Grupo D - Chelsea - clube a designar (segunda-feira, 16 de junho, 20:00)

Jogo 2: Grupo A - Inter Miami - FC Porto (quinta-feira, 19 de junho, 20:00)

Jogo 3: Grupo G - Manchester City - Al Ain (segunda-feira, 23 de junho, 02:00)

Charlotte (Carolina do Norte) - Estádio Bank of America

Tendo já servido de casa aos Carolina Panthers durante quase duas décadas, o Estádio Bank of America recebeu um segundo inquilino em 2022. O Charlotte FC, o franchise de expansão da MLS, teve acesso ao recinto de 75.000 lugares antes da sua campanha inaugural na liga, permitindo aos adeptos de futebol da Carolina do Norte assistirem regularmente a jogos de nível superior.

Originalmente chamado de Ericsson Stadium até que a empresa local de serviços financeiros Bank of America adquiriu os direitos em 2004, o local já recebeu uma série de particulares de luxo a envolver alguns dos maiores clubes do mundo, um punhado de confrontos da Gold Cup da CONCACAF e duas partidas da fase a eliminar da Copa América.

Estádio Bank of America - Calendário de jogos do Mundial de Clubes

Jogo 1: Grupo H - Real Madrid - Pachuca (Domingo, 22 de junho, 20:00)

Jogo 2: Grupo C - Benfica - Bayern de Munique (terça-feira, 24 de junho, 20:00)

Cincinnati - Estádio TQL

Construído exclusivamente para receber jogos de futebol, o Estádio TQL, de dimensões modestas, está situado no bairro de West End, em Cincinnati. Construído no antigo local do Estádio Stargel, a arena recém-construída é a residência do FC Cincinnati, vencedor do Supporters' Shield da MLS em 2023. Embora o recinto não tenha capacidade para mais de 26.000 espectadores, os adeptos dos Orange and Blue enchem as bancadas todas as semanas. No final da temporada de 2024 da MLS, a média de público do Estádio TQL era de impressionantes 25.265 espectadores

A equipa masculina dos Estados Unidos tem boas recordações deste estádio, tendo vencido as suas três primeiras partidas. Depois de uma vitória por 2-0 sobre o México numa partida de qualificação para o Mundial-2022, a seleção americana derrotou Marrocos num particular. De volta ao Estádio TQL em setembro de 2024, os Estados Unidos superaram o rival local Canadá nos penáltis para avançar para as meias-finais da Gold Cup.

Originalmente equipado com uma superfície sintética híbrida, o estádio tem um campo totalmente relvado desde julho de 2024.

Estádio TQL - Calendário de jogos do Mundial de Clubes

Jogo 1: Grupo C - Bayern de Munique - Auckland City (domingo, 15 de junho, 17:00)

Jogo 2: Grupo H - Pachuca - Red Bull Salzburg (quarta-feira, 18 de junho, 23:00)

Jogo 3: Grupo F: Mamelodi Sundowns - Borussia Dortmund (sábado, 21 de junho, 17:00)

Jogo 4: Grupo F: Borussia Dortmund - Ulsan HD (quarta-feira, 25 de junho, 20:00)

Los Angeles (California) - Estádio Rose Bowl

O maior dos 12 locais do torneio e com a décima primeira maior capacidade da América do Norte, o Estádio Rose Bowl está impregnado de história desportiva dos EUA. A lendária arena acolhe o jogo anual Rose Bowl, que coloca frente a frente duas das equipas de futebol universitário mais fortes do país no primeiro dia do ano civil.

Além de ter sediado o Super Bowl em cinco ocasiões diferentes, o estádio de Pasadena foi palco das finais dos Mundiais masculino e feminino. Foi o cenário do infame penálti desperdiçado por Roberto Baggio, que levou o ex-avançado da Juventus a dar ao Brasil o quarto título mundial.

Estádio Rose Bowl - Calendário de jogos do Mundial de Clubes

Jogo 1: Grupo B - Paris Saint-Germain - Atlético Madrid (Domingo, 15 de junho, 20:00)

Jogo 2: Grupo E - Monterrey - Inter de Milão (quart-feira, 18 de junho, 02:00)

Jogo 3: Grupo B - Paris Saint-Germain - Botafogo (sexta-feira, 20 de junho, 02:00)

Jogo 4: Grupo E - River Plate - Monterrey (domingo, 21 de junho, 02:00)

Jogo 5: Grupo B - Atlético de Madrid - Botafogo (segunda-feira, 23 de junho, 20:00)

Jogo 6: Grupo E - Urawa Red Diamonds - Monterrey (quinta-feira, 26 de junho, 02:00)

Miami (Florida) - Estádio Hard Rock

Um gigantesco recinto polivalente situado nos subúrbios do norte de Miami, o Estádio Hard Rock foi selecionado para acolher uma vasta gama de eventos desportivos de alto nível. A arena de 65.000 lugares já recebeu fãs da MLB, da NFL e da WWE e é a casa dos Miami Dolphins, membros da Divisão Este da AFC, e da equipa de futebol universitário Miami Hurricanes. Inaugurado em 1987, após um período de construção de 18 meses, o Hard Rock Café Inc. adquiriu os direitos de nome do estádio num contrato plurianual em agosto de 2016.

Apesar de os problemas com a multidão terem ensombrado um pouco o processo, o Estádio Hard Rock acolheu a muito aguardada final da Copa América de 2024 entre a Argentina e a Colômbia. Lionel Messi foi o capitão do seu país natal, mas será que o pequeno astro conseguirá levar o Inter Miami à vitória no jogo de abertura do Mundial de Clubes?

Estádio Hard Rock - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo A (abertura do torneio) - Al Ahly - Inter Miami (domingo, 15 de junho, 01:00)

Jogo 2: Grupo C - Boca Juniors - Benfica (segunda-feira, 16 de junho, 23:00)

Jogo 3: Grupo H - Real Madrid - Al Hilal (quarta-feira, 18 de junho, 20:00)

Jogo 4: Grupo C - Bayern Munique - Boca Juniors (sábado, 21 de junho, 02:00)

Jogo 5: Grupo A - Inter Miami - Palmeiras (terça-feira, 24 de junho, 02:00)

Jogo 6: Mamelodi Sundowns - Fluminense (quarta-feira, 25 de junho, 20:00)

Nashville (Tennessee) - Parque GEODIS

Situado no histórico parque de diversões de Nashville, o GEODIS Park tem um design simétrico que chama a atenção. Depois de usar o Nissan Stadium nas proximidades durante as duas primeiras temporadas na MLS, o Nashville SC, ex-clube da USL, passou a usar o estádio de 30 mil lugares em 2022.

Depois de derrotar uma série de equipas mexicanas e americanas de topo a caminho da final da Taça da Liga de 2023, o Nashville SC teve a oportunidade de realizar a final do torneio no seu estádio. Infelizmente, os anfitriões acabaram derrotados pelo Inter Miami nos penáltis, com o guarda-redes Elliot Panicco a falhar o remate decisivo.

GEODIS Park - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo D - Clube a designar - Espérance de Tunis (sexta-feira, 20 de junho, 23:00)

Jogo 2: Grupo C - Auckland City - Boca Juniors (terça-feira, 24 de junho, 20:00)

Jogo 3: Grupo H - Al Hilal - Pachuca (sexta-feira, 26 de junho, 02:00)

East Rutherford (Nova Jersey) - Estádio MetLife

Localizado a oito quilómetros a oeste do movimentado centro da cidade de Nova Iorque, o Estádio MetLife é o recinto desportivo mais caro alguma vez construído nos Estados Unidos. Com um custo de construção de 1,6 mil milhões de dólares, o colossal estádio de 82.500 lugares é a casa partilhada dos pesos pesados locais da NFL, os New York Giants e os New York Jets.

Para além de ter um calendário mais preenchido do que qualquer outra sede do Campeonato do Mundo de Clubes este verão, o MetLife Stadium foi selecionado para acolher a final do Mundial-2026.

Estádio MetLife - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo A - Palmeiras - FC Porto (Domingo, 15 de junho, 23:00)

Jogo 2: Grupo F - Fluminense - Borussia Dortmund (terça-feira, 17 de junho, 17:00)

Jogo 3: Grupo A - Palmeiras - Al Ahly (quinta-feira, 19 de junho, 17:00)

Jogo 4: Grupo F - Fluminense - Ulsan HD (sábado, 21 de junho, 23:00)

Jogo 5: Grupo A - FC Porto - Al Ahly (terça-feira, 24 de junho, 02:00)

Orlando (Florida) - Estádio Camping World

O maior dos dois recintos do Campeonato do Mundo de Clubes em Orlando, o Estádio Camping World - anteriormente designado Florida Citrus Bowl - conta com quase um século de uma rica história desportiva. Para além de acolher anualmente competições de futebol universitário de alto nível, o recinto no centro da cidade foi responsável pela organização de vários jogos do Mundial e dos Jogos Olímpicos de verão em 1994 e 1996, respetivamente.

O estádio serviu de casa temporária para o Orlando City dar os primeiros passos na MLS, com 62.510 adeptos a lotar o estádio para ver a estreia dos Lions na primeira divisão dos EUA. O craque brasileiro Kaká foi o herói da partida, marcando um golo de livre nos descontos para garantir o empate 1-1 com os New York City, também recém-chegados à liga.

Estádio Camping World - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo D - Clube a designar - Flamengo (quarta-feira, 25 de junho, 02:00)

Jogo 2: Grupo G - Juventus - Manchester City (quinta-feira, 26 de junho, 20:00)

Orlando (Florida) - Estádio Inter&Co

Construído com o único objetivo de acolher jogos de futebol, o Estádio Inter&Co acolhe o Orlando City, vencedor da Open Cup dos Estados Unidos de 2022, e o Orlando Pride, atual campeão da NWSL. As seleções nacionais masculina e feminina dos EUA jogaram em várias ocasiões nesta clássica arena em forma de caixa, enquanto o Atlético Madrid visitou o estádio em 2019 para disputar o jogo anual MLS All-Star. Tendo sido selecionados para receber apenas um jogo do Grupo F e do Grupo C, os homens de Diego Simeone não voltarão ao Estádio Inter&Co este verão.

Em homenagem às vítimas do trágico tiroteio na discoteca Pulse de Orlando em 2016, o recinto da secção 12 do estádio contém 49 lugares com as cores do arco-íris.

Estádio Inter&Co - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo F - Ulsan HD - Mamelodi Sundowns (terça-feira, 17 de junho, 23:00)

Jogo 2: Grupo C - Benfica - Auckland City (sexta-feira, 20 de junho, 17:00)

Filadélfia (Pensilvânia) - Lincoln Financial Field

Embora mais familiarizado com a realização de jogos de futebol americano, o Lincoln Financial Field já viu os adeptos de futebol ocuparem os seus espectaculares terraços abobadados em várias ocasiões. Sempre que os Philadelphia Union convidam um clube europeu de alto nível para visitar a Pensilvânia, os Zolos invariavelmente preferem o ambiente mais grandioso do estádio com capacidade para 69 mil pessoas em vez da sua casa no Subaru Park.

Dois meses após a sua conclusão, o Lincoln Financial Field foi palco da partida de abertura do Mundial feminino 2003, entre Noruega e França. O estádio fica ao lado do Citizens Bank Park, dentro do Complexo Desportivo do Sul da Filadélfia, tendo sido construído a uma curta distância do agora demolido Veterans Stadium.

Lincoln Financial Field - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo D - Flamengo - Espérance de Tunis (terça-feira, 17 de junho, 02:00)

Jogo 2: Grupo G - Manchester City - Wydad AC (quarta-feira, 18 de junho, 17:000)

Jogo 3: Grupo D - Flamengo - Chelsea (sexta-feira, 20 de junho, 19:00)

Jogo 4: Grupo G - Juventus - Wydad AC (domingo, 22 de junho, 17:00)

Jogo 5: Grupo D - Espérance de Tunis - Chelsea (quarta-feira, 25 de junho, 02:00)

Jogo 6: Grupo H - Red Bull Salzburg - Real Madrid (sexta-feira, 27 de junho, 02:00)

Seattle (Washington) - Lumen Field

Conhecido por permitir que os adeptos dos Seattle Seahawks gerem muito ruído nos dias de jogo, o Lumen Field terá produzido alguns dos maiores rugidos de do futebol norte-americano. Apesar de não ter o mesmo tamanho de público que os seus primos da NFL, os Seattle Sounders conquistaram vários triunfos históricos no estádio com capacidade para 69 mil pessoas.

Os Rave Green venceram de forma impressionante todas as quatro grandes finais de futebol que foram disputadas no local, que é único no estilo anfiteatro. Depois de derrotar o Columbus Crew e o Chicago Fire para garantir títulos consecutivos do U.S. Open, os Sounders superaram os adversários da final da MLS Cup de 2019, o Toronto FC, perante um público recorde, antes de despacharem o Pumas do México por 3-0 para conquistarem o primeiro título da Liga dos Campeões da CONCACAF.

A única equipa a competir em casa durante o Mundial de Clubes, os três jogos do Grupo B dos Seattle Sounders terão lugar no Lumen Field.

Lumen Field - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo B - Botafogo - Seattle Sounders (Segunda-feira, 16 de junho, 03:00)

Jogo 2: Grupo E - River Plate - Urawa Red Diamonds (terça-feira, 17 de junho, 20:00)

Jogo 3: Grupo B - Seattle Sounders - Atlético de Madrid (quinta-feira, 19 de junho, 23:00)

Jogo 4: Grupo E - Inter de Milão - Urawa Red Diamonds (sábado, 21 de junho, 20:00)

Jogo 5: Grupo B - Seattle Sounders - Paris Saint-Germain (segunda-feira, 23 de junho, 20:00)

Jogo 6: Grupo E - Inter de Milão - River Plate (quinta-feira, 26 de junho, 02:00)

Washington, D.C. - Audi Field

Apesar de ser um dos estádios mais pequenos da liga, o Audi Field é a casa da equipa mais bem-sucedida da história da MLS. O D.C. United, da Conferência Este, conquistou quatro Taças da MLS, três títulos do U.S. Open e uma Liga dos Campeões da CONCACAF, além de ter sido o último a receber a Taça Interamericana pan-continental.

Apesar de estar localizado na capital do país, a seleção dos EUA só jogou no estádio de 20 mil lugares em duas ocasiões. Depois de uma dececionante derrota por 1-0 para a Jamaica na primeira partida, a seleção voltou a vencer Cuba na ronda de abertura da primeira edição da Liga das Nações da CONCACAF.

O Audi Field já foi palco de vários encontros da Lacross Premier League e também serve de residência aos participantes da USLS, o DC Power FC, e aos vencedores da NWSL de 2021, o Washington Pride.

Audi Field - Calendário de jogos do Mundial de Clubes 

Jogo 1: Grupo G - Al Ain - Juventus (quinta-feira, 19 de junho, 02:00)

Jogo 2: Red Bull Salzburg - Al Hilal (domingo, 22 de junho, 23:00)

Jogo 3: Wydad AC - Al Ain (quinta-feira, 26 de junho, 20:00)

Estádios das rondas a eliminar

Após a conclusão da fase inicial e a determinação dos 16 vencedores e vice-campeões dos grupos, terá início a fase eliminatória da competição. No total, seis estádios foram escolhidos para receber os 15 jogos finais do torneio, cada um com capacidade para receber pelo menos 65.000 espectadores.

Apesar de ser a maior das 12 sedes do Mundial de Clubes, o Estádio Rose Bowl, na Califórnia, não receberá nenhum jogo além da última jornada da fase de grupos.

Estádios: Oitavos de final

Os oito jogos dos oitavas-de-final serão disputados em cinco locais diferentes, com três estádios programados para receber dois jogos cada. Os jogos terão lugar entre sábado, 28 de junho, e quarta-feira, 2 de julho, e os participantes originais dos Grupos A a D defrontar-se-ão primeiro, antes de as restantes equipas lutarem por um lugar nos quartos de final.

 

Calendário dos jogos dos oitavos de final:

Jogo 1: Vencedores do Grupo A contra os segundos classificados do Grupo B - Lincoln Financial Field (sábado, 28 de junho, 17:00)

Jogo 2: Vencedores do Grupo C contra os segundos classificados do Grupo D - Estádio Bank of America (sábado, 28 de junho, 21:00)

Jogo 3: Vencedores do Grupo B contra os segundos classificados do Grupo A - Estádio Mercedes-Benz (domingo, 29 de junho, 17:00)

Jogo 4: Vencedores do Grupo D contra os segundos classificados do Grupo C - Estádio Hard Rock (domingo, 29 de junho, 17:00)

Jogo 5: Vencedores do Grupo E contra os segundos classificados do Grupo F - Estádio Bank of America (segunda-feira, 30 de junho, 21:00)

Jogo 6: Vencedores do Grupo G contra os segundos classificados do Grupo H - Estádio Camping World (terça-feira,1 de julho, 02:00)

Jogo 7: Vencedores do Grupo H contra os segundos classificados do Grupo G - Estádio Hard Rock (terça-feira, 1 de julho, 20:00)

Jogo 8: Vencedores do Grupo F contra os segundos classificados do Grupo E - Estádio Mercedes-Benz (quarta-feira, 2 de julho, 02:00)

Estádios: Quartos de final

Cada um dos quatro jogos das quartas-de-final será realizado em estádios diferentes, já que as oito equipes restantes se enfrentarão em Orlando, Filadélfia, Atlanta e East Rutherford. Todos os empates serão disputados na primeira sexta-feira e no primeiro sábado de julho, quando se encerra a penúltima semana da competição.

 

Calendário dos jogos das quartas-de-final

Jogo 1: Vencedor do Jogo 5 dos oitavos contra o vencedor do Jogo 6 dos oitavos - Estádio Camping World (sexta-feira, 4 de julho, 20:00)

Jogo 2: Vencedor do Jogo 1 dos oitavos contra o vencedor do Jogo 2 dos oitavos - Lincoln Financial Field (sábado, 5 de julho, 02:00)

Jogo 3: Vencedor do Jogo 3 dos oitavos contra o vencedor do Jogo 4 dos oitavos - Estádio Mercedes-Benz (sábado, 5 de julho, 17:00)

Jogo 4: Vencedor do Jogo 7 dos oitavos contra o vencedor do Jogo 8 dos oitavos - Estádio MetLife (domingo, 3 de julho, 02:00)

Estádios: Meias-finais

O Estádio MetLife, em Nova Jersey, será sede das duas partidas das meias-finais, que serão disputadas na terça-feira, 8 de julho, e na quarta-feira, 9 de julho.

Programação dos jogos das semifinais

Jogo 1: vencedor do Jogo 1 dos quartos contra o vencedor do Jogo 2 dos quartos - Estádio MetLife (terça-feira, 8 de julho, 20:00)

Jogo 2: Vencedor do Jogo 3 dos quartos contra o vencedor do Jogo 4 dos quartos - Estádio MetLife (quarta-feira, 9 de julho, 20:00)

Estádio: Final do Mundial de Clubes

Para além de acolher as duas meias-finais, o Estádio MetLife receberá os adeptos dos dois finalistas do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 no domingo, 13 de julho. A partida tem início às 20:00 e termina com a cerimónia de entrega dos troféus no final do dia. Nessa altura, conheceremos a identidade do 21.º vencedor da competição intercontinental de clubes da FIFA.

Cobertura televisiva: Onde assistir ao Mundial de Clubes

A DAZN fará a cobertura em direto de todos os 63 jogos do Mundial de Clubes este verão, transmitindo os eventos para uma enorme audiência internacional. O serviço de streaming sediado em Londres decidiu não cobrar aos espectadores para acederem a este conteúdo, com todos os jogos a serem transmitidos num canal de televisão interno dedicado ao Campeonato do Mundo de Clubes.