Mais

Mundo do futebol despede-se de Bruno Pizzul, que faleceu aos 86 anos

Bruno Pizzul partiu aos 86 anos
Bruno Pizzul partiu aos 86 anosFederico Ferramola / NurPhoto / AFP
O histórico comentador desportivo faleceu durante a noite. As suas crónicas sobre a seleção italiana de futebol marcaram a história, assim como as suas análises perspicazes como especialista e ex-futebolista, consolidando-o como uma das vozes mais emblemáticas da tradição jornalística italiana.

Bruno Pizzul morreu na última madrugada no hospital de Gorizia. A Itália despede-se assim de uma das suas vozes históricas do desporto italiano. Nascido em Udine a 8 de março de 1938, Pizzul entrou para a seleção italiana de futebol em 1969 e, no ano seguinte, comentou o seu primeiro jogo no play-off da Taça de Itália. O antigo comentador estava prestes a completar 87 anos de idade.

Primeira voz da seleção italiana desde o Campeonato do Mundo de 1986, deixou de comentar os jogos da Azzurra em agosto de 2002, após quatro Campeonatos da Europa e cinco Campeonatos do Mundo. Antigo futebolista profissional nas décadas de 1950 e 1960, jogou no Ischia, no Sassari Torres e na Udinese, equipa pela qual torcia, antes de se tornar jornalista após uma lesão no joelho.

Várias das suas crónicas sobre a Itália são famosas, como a da vitória sobre os Países Baixos nas meias-finais do Campeonato da Europa de 2000, quando ficou visivelmente emocionado com o golo de Francesco Totti a Van der Sar. Foi também a sua voz que acompanhou a trágica noite de Heysel, quando assistiu à morte de 39 adeptos durante a final entre a Juventus e o Liverpool.