Mais

Mural de Maradona em Nápoles tapado devido a protesto dos comerciantes

Mural de Maradona em Nápoles
Mural de Maradona em NápolesČTK / imago sportfotodienst / Antonio Balasco

O mural mundialmente famoso do ídolo do futebol argentino Diego Maradona, na sua antiga terra natal, Nápoles, foi tapado por comerciantes de recordações em protesto contra alegados controlos policiais excessivos.

Os comerciantes, alguns dos quais operavam sem licença, usaram lonas azuis para impedir a visualização da obra de arte de grandes dimensões em honra do antigo campeão do mundo, que morreu em 2020, no Largo Maradona da cidade italiana, que é visitado diariamente por numerosos turistas.

Os comerciantes sentem-se perseguidos pelas autoridades e esperam a legalização definitiva das suas actividades comerciais nas negociações em curso com a administração de Nápoles. Ao bloquearem a atração turística do bairro espanhol da cidade, os vendedores de lembranças quiseram dar ênfase às suas exigências.

Maradona é idolatrado pelos tifosi do Nápoles há quase 40 anos. O emblema conquistou os primeiros campeonatos da história do clube em 1987 e 1990 graças, em especial, ao génio da bola sul-americano.